Próxima semana de sol e muito calor na Serra

2015-04-10_190211

O tempo segue firme e seco na Serra Gaúcha nos próximos dias. As chuvas do mês de dezembro e janeiro devem demorar para voltar, e as temperaturas máximas podem chegar aos 30°. Com o índice pluviométrico praticamente zerado, a sensação de abafamento pode ser uma constante durante os primeiros dias de fevereiro.

Por que o tempo secou?
A diminuição da nebulosidade e da chuva está associada com o ar frio de origem polar que entrou no Sul do Brasil. Os níveis de umidade tendem a baixar ainda mais nos próximos dias, o que vai dificultar a formação de grandes nuvens. Assim, os estados do Sul ficam livres de temporais por alguns dias.
O ar frio de origem polar que já influencia a Região Sul será reforçado no fim de semanacom a passagem de outra frente fria pelo litoral. Esta frente fria não vai conseguir nuvens de chuva forte pelo Sul do país, mas o ar polar que vem com ela vai entrar na região.

Temperatura amena
A presença do ar polar deixa as noites e o amanhecer frescos no Sul, mas as tardes seguem quentes, porém sem calor exagerado. Bento Gonçalves e outras cidades serranas podem ter temperaturas em torno dos 10°C ao amanhecer. Em Curitiba, capital do Paraná, é possível que a madrugadas do próximo fim de semana sejam as mais frias do ano até agora. Por enquanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura em Curitiba até agora foi de 14,4°C, no dia 4 de janeiro.

Blue moon
A Lua cheia de 31 de janeiro de 2018 é uma blue moon porque é a segunda lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário. A primeira Lua cheia de janeiro de 2018 ocorreu no dia 2. Esta definição vem de astrônomos amadores, não sendo científica nem reconhecida pela Astronomia. Porém, Lua cheia é sempre linda e o Sul do Brasil será dos poucos lugares no país que vai poder apreciar, justamente por causa da falta da nebulosidade.