Próxima safra da uva deve ser afetada por calor fora de época

2015-04-10_190211

O calor atípico no mês de julho deve afetar a próxima safra da uva, segundo o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Henrique Pessoa dos Santos. “As mudanças climáticas têm sido responsáveis por irregularidades nas estações nos últimos anos. Com exceção deste ano, o qual teve a maior safra, os anos anteriores também já estavam apresentando incertezas”, explica.
Pessoa relata que até sexta-feira (28), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram contabilizadas 171 horas de frio (com temperaturas menores ou iguais a 7,2ºC). No entanto, o resultado representa um índice 39,3% abaixo do ideal (282 horas) para o ciclo da videira na Serra Gaúcha. “Pouco frio é muito pior do que a ausência total de frio” avalia. “Hoje existem videiras no Nordeste, onde não há frio, por exemplo. Agora, não existe produto que impeça que a planta brote. E se brotar neste calor, vai prejudicar o ciclo produção”.
O pesquisador enfatiza ainda que outras culturas serão afetadas pela temperatura alta fora de época.”Em Pinto Bandeira, por exemplo, tem alguns lugares que por causa da temperatura já está brotando pêssego. O grande problema é que pode acontecer de fazer frio em agosto e setembro, e essa floração vai queimar e cair, além de falhas de brotação, ou seja, impacta no aspecto quantitativo”, prevê.
De acordo com o pesquisador, existem variações dos cultivares, entre aqueles que resistem mais ao frio e os menos, a exemplo da Chardonnay (menos exigente quanto ao frio) e a cabernet sauvignon (mais exigente). “A Embrapa está realizando pesquisas com meios alternativos de manejo de poda de videiras para amenizar estes problemas”. O ciclo da videira precisa passar pelos estados fenológicos, como repouso, brotação, floração, frutificação, maturação e queda de folhas, necessitando de quantidade de temperatura adequada. O repouso é ideal entre maio e agosto, e só na primavera seria iniciaria a fase de brotação.

Uvas de maturação precoce:
Gewurztraminer, Chardonnay e Pinto Noir
Maturação intermediária:
Riesling Itálico, Sémillon e Merlot
Maturação tardia:
Cabernet Sauvignon e Moscato Branco