ProUni 2020/1: liberada a 2ª chamada

2015-04-10_190211
og:image

Pré-selecionados devem comprovar as informações até o dia 28 de fevereiro. Lista de espera será aberta em março

O Ministério da Educação (MEC) liberou na manhã desta terça-feira, 18 de fevereiro, a segunda chamada do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020/1. A lista de selecionados pode ser consultada no site oficial. Todos os candidatos que foram pré-selecionados têm até o dia 28 de fevereiro para levar os documentos e fazer a comprovação das informações na instituição. É de responsabilidade do candidato verificar, na instituição em que recebeu a bolsa, os horários e o local de comparecimento.

Lista de Espera
Os candidatos que não foram pré-selecionado nas chamadas regulares poderão manifestar interesse na lista da espera do ProUni entre os dias 6 e 9 de março. O resultado será liberado no dia 12 seguinte e os convocados deverão apresentar a documentação entre os dias 13 e 16 de março.

Quem pode participar do ProUni 2020/1?
As inscrições do programa foram exclusivas aos estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, alcançaram média igual ou superior a 450 pontos, nota acima de zero na redação, e se encaixou nos critérios abaixo:
Ter feito todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular;
Ter feito em partes o Ensino Médio em escola pública e em escola particular, desde que tenha tido bolsa integral;
Ser pessoa com deficiência (PcD);
Ser professor de ensino básico na rede pública e comprovar o magistério, desde que concorra às vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou Pedagogia.

Bolsas
A oferta do programa para o primeiro semestre deste ano é de 252.534 bolsas de estudos. As bolsas são divididas em integrais (100%) e parciais (50%) e a concessão é feita conforme a renda familiar do candidato. Confira:
Integral: Bolsa oferecida aos estudantes com renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio. O benefício é de 100%.
Parcial: Bolsa oferecida aos participantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos. O desconto é de 50% nas mensalidades.

ProUni 2020/1
Após problemas com a correção do Enem 2019, o período de inscrição no ProUni foi prorrogado até o dia 1º de fevereiro. O primeiro prazo era 31 de janeiro. As inscrições do programa chegaram a ser suspensas até a resolução dos problemas com o Enem e Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020. O cadastro no ProUni foi aberto no dia 28 de janeiro, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberar a divulgação do resultado do SiSU. O ProUni recebeu 1.507.807 inscrições de 782.497 candidatos, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O número de inscrições é maior porque os inscritos podem escolher até duas opções de curso. A primeira chamada foi divulgada no dia 4 de fevereiro e os convocados tiveram até o dia 11 para comprovar as informações.