Protótipo de luva com resposta tátil com foco no metaverso já é realidade

2015-04-10_190211

O Meta (novo nome do Facebook Inc.), dono do Facebook, exibiu nesta terça-feira (16) o protótipo de uma luva com resposta tátil à realidade virtual, dando mais um passo para o que considera ser o futuro, o metaverso.
O laboratório de pesquisa do Facebook desenvolve o projeto por sete anos, segundo publicação em um blog da companhia. A luva representaria “o que o mundo digital será entre 10 e 15 anos”, diz a empresa.
Quando colocada na mão, ela mimetiza sensações do mundo físico a partir de objetos virtuais: a pessoa sente como se estivesse segurando algo real, mas é digital. Esse tipo de combinação de ambientes e experiências traduz o conceito de metaverso, do qual a companhia se apropria ao mudar de nome.
O sistema da luva combina motores minúsculos, um chip que controla o fluxo de ar que move os atuadores, uma tecnologia de rastreamento de mão e um renderizador tátil que envia instruções de necessidade para os atuadores na mão, com base nas propriedades dos objetos virtuais, como textura e peso.
O projeto ainda está nos estágios iniciais. Segundo o Meta, o objetivo é emparelhar as luvas com o fone de ouvido de realidade virtual para uma experiência imersiva ou com um óculos de realidade aumentada.