Protetor solar para cães: sim eles também precisam

2015-04-10_190211
Os raios ultravioletas castigam a nossa e a pele dos animais, que podem sofrer queimaduras

O verão é sinônimo de passeio, diversão, praia, água e férias. Por mais que as pessoas gostem dessa época do ano, é preciso tomar muito cuidado com o sol. Os raios ultravioletas castigam a nossa e a pele dos animais, que podem sofrer queimaduras e até mesmo desenvolver câncer de pele. Para evitar tais problemas o protetor solar para cães foi desenvolvido.

Por que o protetor solar também é importante para os cães?
Pelo mesmo motivo pelo qual o filtro solar tradicional é importante para nós: para proteger a pele dos raios ultravioletas. Em cães, as principais doenças associadas à exposição solar sem proteção são a dermatite actínica (lesão pré-cancerígena), doenças autoimunes e câncer de pele.

Todos os cães precisam de proteção solar?
A resposta é sim. O protetor solar é importante para cachorros de todas as raças, sobretudo em regiões com menor volume de pelos e mais expostas aos raios solares, como focinhos. Mas os cães de pelagem branca são os mais suscetíveis ao problema, principalmente os das raças Pit Bull e Bull Terrier.

É preciso passar o produto todos os dias?
Muitos acham que o protetor solar canino deve ser utilizado apenas pelo cachorro na praia. No entanto, alguns pets necessitam desta proteção diariamente, já que muitos pets ficam expostos ao sol mesmo sem sair da casa, ao se deitarem em quintais, varandas ou até perto de janelas. Por isso, principalmente nos casos de cães com pelagem branca, o ideal é que eles usem protetor solar diariamente.

Como e onde passar o protetor solar em cães?
Essa é uma dúvida muito comum, ainda mais entre tutores de pets bem peludos.
A dica é aplicar o produto nas áreas de menor densidade capilar, o que pode variar de pet para pet. As mais comuns são focinho, orelhas, barriga, risca da coluna (onde ocorre a divisão de pelos) e região ao redor dos olhos.

É necessário fazer a reaplicação do produto ao longo do dia?
Sim. Como acontece com humanos, o produto também deve ser reaplicado nos cães a cada 2 ou 3 horas a fim de manter sua eficácia.

Pode usar protetor solar de humanos em cachorros?
A prática não é recomendada, porque alguns dos protetores que nós usamos podem ter, na fórmula, componentes tóxicos para os pets. Mas, caso o produto veterinário termine, é melhor apostar em um protetor solar para humanos do que não passar nada até você renovar o estoque. Nesses casos, dê preferência às fórmulas infantis, sempre com fator de proteção acima de 30, e reaplique várias vezes ao dia.

Quais são as outras formas de proteger o cachorro contra os raios UV?
É possível encontrar roupinhas com proteção ultravioleta, que protegem das queimaduras de sol em cães principalmente as regiões da coluna e da barriga. De resto, os cuidados devem ser os mesmos que temos em relação a nós mesmos e às crianças, como dar preferência a locais com sombra e evitar a exposição solar entre 10h e 16h. Por isso, os passeios devem ser realizados sempre no início da manhã ou no fim da tarde.
Agora que você já sabe a importância do protetor solar para cães, assim como a forma certa de usá-lo, que tal garantir a proteção do seu amigo?