Prorrogada a convocação da lista de espera do Fies 2018/2

2015-04-10_190211
Prazo para completar o cadastro é de até 5 dias após a convocação

Convocados devem completar as inscrições no site em até 5 dias após a convocação

 

As convocações começaram no dia 6 de agosto e deveriam encerrar no último domingo (9), mas o MEC anunciou na tarde da última segunda-feira (10) que as convocações da lista de espera do Fies 2018/2 na modalidade juros zero, foram prorrogadas.
Os candidatos da lista de espera que foram convocados na chamada regular do Fies, devem completar a inscrição no site em até cinco dias, a partir da data de publicação da convocação.
Além disso, os candidatos devem comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino superior para validar suas informações. Após a validação das informações, os selecionados devem ir diretamente ao banco.

O que é o Fies juros zero?
O Fies juros zero ofertou 50 mil vagas para a modalidade destinada aos candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além da renda, os concorrentes devem comprovar participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, com média de 450 pontos e nota acima de zero na redação.
O Fies possibilitou o financiamento mínimo de 50% do valor dos cursos, além do aumento no teto (valor máximo financiado, que passou de R$30 mil para R$42 mil semestrais.
Outra modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil que contou com convocações no segundo semestre deste ano foi o P-Fies. Essa modalidade é para pessoas com até cinco salários mínimos por pessoa e juros definidos pelos bancos conveniados ao programa. A categoria exige a mesma média no Enem de 450 pontos e nota acima de zero na redação.
O P-Fies foi lançado no último ano e não obteve sucesso, já que mesmo com grandes ofertas, a adesão foi pequena pois continuou sendo um financiamento, e seus valores são calculados como de outros produtos do banco. Com isso, o MEC procura atrair outros bancos para a sustentabilidade da modalidade de financiamento e para o aumento da busca do ensino superior.