Propriedades do mel que quase ninguém sabe

2015-04-10_190211

Trata a acne
Mel pode ser um produto muito eficiente para a acne. Para estes casos, o recomendável é que você aplique o mel diretamente na região afetada.

Regula o açúcar no sangue
O mel melhora o funcionamento dos órgãos e tecidos essenciais, eliminando a glicose da circulação, portanto, reduzindo o nível de açúcar no sangue.

Melhora a função cerebral
Os neurônios utilizam o cálcio para originar o sinal elétrico, e o mel ajuda a absorver e fixar o cálcio no corpo, favorecendo um correto desempenho cerebral. Além disso, por ser um excelente recalcificante, ajuda também a prevenir a esteoporose e outros problemas ósseos.

Bom contra dor de garganta e tosse
O mel tem um poder antibiótico e antisséptico, muito eficaz para combater resfriados, problemas alérgicos e dor de garganta.

Remédio para feridas leves
Como já foi dito, o mel possui propriedades cicatrizantes e antissépticas, o que o torna indicado para impedir que feridas curem mais rapidamente e não sofram processos infecciosos. As aftas na boca também podem ser tratadas com este doce alimento.

Reduz o estresse metabólico
O mel natural produz glicogênio no fígado, que é a reserva de energia utilizada pelo cérebro para seu normal funcionamento. As reservas de glicogênio do fígado evitam a liberação de hormônios associados ao estresse.

Combate a insônia
O alimento estimula o relaxamento noturno e o sono, por suas propriedades calmantes.

Fortalece o sistema imunológico
Mel de abelha é rico em fitonutrientes e possui propriedades antibacterianas e antivirais que servem para fortalecer as defesas do organismo.

Favorece o metabolismo
Mel cru é considerado um alimento probiótico, contando com componentes que incrementam a flora bacteriana do organismo.

Outras qualidades curativas do mel
Reduz o colesterol, previne doenças cardiovasculares, favorece a digestão e atua contra prisões de ventre por seu efeito de laxante natural. O recomendado é o consumo duas colheradas de mel puro por dia, no café da manhã. Assim, você cria um hábito alimentar que trará muitos benefícios à sua saúde em pouco tempo.