Projeto Orchestra Brasil leva fornecedores da indústria moveleira à feira Magna Expo, na Cidade do México

2015-04-10_190211

Participação na feira é estratégica, já que o México está entre os 10 principais destinos dos produtos brasileiros fabricados pelas empresas participantes

 

Posicionar os fornecedores brasileiros de acessórios e componentes para a indústria moveleira na América Latina é o objetivo do Projeto Orchestra Brasil ao apoiar a participação de nove empresas brasileiras na feira Magna Expo Mueblera Industrial, na Cidade do México, de 16 a 18 de janeiro. Ao todo, nove empresas apoiadas pelo projeto vão expor seus lançamentos no evento, em dois estandes apoiados pelo projeto de incentivo às exportações – que é uma parceria do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
As empresas apoiadas nessa ação são fabricantes de componentes, tintas, máquinas, equipamentos e softwares para o setor moveleiro: Cipatex, CPI/Tegus, Cripa, Lidear, Lufati, Projepack, Promob, Renner Sayerlack e Zen Design. A participação objetiva fortalecer tanto as negociações quanto o posicionamento deste segmento no México e mercados adjacentes, já que o país representa a segunda maior economia da América Latina.
O presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, destaca que o Sindmóveis Bento Gonçalves tem especial preocupação com o desenvolvimento não apenas da indústria moveleira, mas de seus fornecedores. Segundo ele, a integração com o mercado internacional é essencial para a sustentabilidade dos negócios no próprio mercado doméstico e o fortalecimento da cadeia como um todo beneficia diretamente os fabricantes brasileiros de móveis. “Além dos ganhos de competitividade, as empresas aumentam a resiliência e a capacidade de enfrentamento de crises”, pontua.
A Magna Expo Mueblera Industrial é realizada anualmente há 25 anos na Cidade do México e, nessa edição, reúne expositores de 11 países nos segmentos de processamento, transformação e materiais/componentes para madeira. O evento tem relevância estratégia para o Projeto Orchestra Brasil, já que o México é um dos 10 maiores destinos das exportações das empresas apoiadas pelo projeto e, de modo geral, percebe-se um aumento generalizado das importações mexicanas dos produtos apoiados provenientes do Brasil, em especial máquinas e equipamentos.

Mais sobre o Projeto Orchestra Brasil
O Projeto Orchestra Brasil intensifica e promove a inserção competitiva de empresas brasileiras fornecedoras da indústria moveleira no mercado internacional. As ações promovidas no âmbito do projeto vão desde a participação em feiras internacionais até projetos compradores e vendedores, missões comerciais e técnicas. Participam do projeto cerca de 50 empresas brasileiras fabricantes de acessórios, componentes, ferramentas, máquinas, softwares para layout e matérias-primas.
A próxima ação do Projeto Orchestra Brasil será em março: um Projeto Comprador durante a Fimma Brasil, em Bento Gonçalves. Para essas rodadas de negócios, foram convidados 50 importadores dos seguintes mercados alvo: África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Índia, México, Peru e República Dominicana. Ainda em 2019, estão previstas outras ações, como a participação nas feiras Feira Interzum Colonia, Fitecma Buenos Aires e Tecnomueble Guadalajara, além de missões prospectivas à República Dominicana e Índia.