Projeto de Educação Fiscal é desenvolvido com alunos de escolas municipais

2015-04-10_190211
Heitor André Tártaro e Graciela Polleto com alunos da Escola Maria Borges Frota

Um projeto que tem como objetivo proporcionar o conhecimento sobre as finanças públicas e consequentes controles de gastos, aplicação de recursos e arrecadações aos alunos de Escolas municipais, está sendo promovido pelas Secretarias de Finanças e Educação e beneficiou nesta semana um grupo de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Borges Frota.
As ações realizadas no Projeto de Educação Fiscal têm o objetivo de proporcionar aos membros da sociedade a construção de valores, conhecimentos e atitudes ligados ao planejamento, utilizando ferramentas de conscientização sobra importância de exercer a cidadania com responsabilidade, buscando o bem de todos.
Neste sentido o secretário Heitor André Tártaro, enfatiza sobre o projeto: “é a busca da cidadania, e para isto é importante que se tenha o conhecimento e as informações necessárias sobre a gestão fiscal do município, do estado e do país. Explicamos como se arrecada os recursos oriundos da própria sociedade, através dos impostos e tributos e como esses retornam em benefícios e melhorias para a sociedade em geral”.
Os alunos do 5° ano da Escola assistiram a uma palestra realizada pelo grupo de Educação Fiscal, composto pelo secretário Adjunto de Finanças, Heitor André Tártaro e pelos servidores Alessandro Catelan e Graciela Polleto que falaram aos alunos sobre o Programa Nota Fiscal Gaúcha, que incentiva os cidadãos a realizarem a solicitação de inclusão do CPF na emissão do documento.
Solicitar a inserção do CPF aos estabelecimentos, faz os consumidores participarem da plataforma Nota Fiscal Gaúcha, aderida pelo município em 2017, gerando através de sorteios premiações aos participantes da campanha, entidades ligadas à área da saúde, educação, assistência social e causa animal, indicadas pela população. No dia da palestra os alunos que levaram o maior número de cupons fiscais válidos em 2019 ganharam brindes de incentivo a prática.