Programa prepara jovens para lidar com agricultura

2015-04-10_190211
Visitação dos alunos a Propriedade Hortaliças

Começou na segunda-feira (18), a segunda turma do Programa Aprendiz Cooperativo Do Campo, na Vinícola Aurora. Criado pelo Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), o programa propõe aulas práticas e teóricas, ministradas em ambientes diversificados de produção, como propriedades-modelo, laboratórios, dias de campo, feiras e vivências na propriedade da família através de estudos dirigidos qualificando os jovens para a gestão eficiente de propriedades rurais, preparando-os para se tornarem mais competitivos e bem-sucedidos nas atividades agropecuárias.

Ações
As cooperativas, preocupadas com a continuidade do negócio, vêm realizando ações voltadas ao quadro social como forma de promover a permanência do jovem no campo e principalmente, incentivando sua participação nas atividades da cooperativa.
O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, qualifica jovens através de materiais e professores qualificados, com uma proposta inovadora de curso. As aulas ocorrem no Instituto Federal no período da tarde. O programa tem duração de 18 meses com aulas práticas e teóricas.

Criação
O Aprendiz Cooperativo do Campo foi criado em 2016. O curso é destinado para estudantes entre 14 e 20 anos e busca formar jovens para o segmento economicamente mais forte do cooperativismo no Rio Grande do Sul, o agropecuário. Filhos e netos de produtores rurais, estudantes de ensino fundamental e médio, são de diferentes localidades de atuação da cooperativa são os integrantes do programa.
No entanto, um dos principais desafios do setor é fazer com que as próximas gerações se mantenham no campo. Pensando nisso, foi desenvolvido, aqui no Estado, um projeto inédito para incentivar os jovens à sucessão familiar. Chamado de Aprendiz Cooperativo do Campo, o programa é uma parceria do Sistema OCERGS – SESCOOP/RS com as cooperativas gaúchas.

Objetivos do programa
Estimular a permanência do jovem no campo, promover sucessão familiar profissionalizada, promover o empreendedorismo cooperativo e profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades.
Neste sentido o programa o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, recebeu atenção especial, durante o ano de 2018. A cooperativa vinícola Aurora intensificou as atividades nas unidades teóricas (gestão de pequenas e médias propriedades e fruticultura), com apresentação de projetos de diversificação para as propriedades e visitas técnicas com objetivo de conhecer as práticas de empreendedorismo, inovação e gestão de processos”. Destaca Jacqueline Aubel, Assessora de Programas Sociais na Cooperativa Vinícola Aurora.

Início do programa
Em agosto do ano de 2017 iniciava a primeira turma de jovens da Aurora nesse programa. O objetivo da Aurora é estimular nos jovens das 1.100 famílias associadas o interesse em dar continuidade ao trabalho no campo e, ao mesmo tempo, proporcionar a eles mais conhecimento e capacitação para esse trabalho nos próximos anos. “Nossa cooperativa é a pura expressão da agricultura familiar e não podemos deixar que morra essa forma tão genuína de produção”, destaca Itacir Pedro Pozza, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora. “Seguimos nos empenhando para que nossos jovens se identifiquem com a atividade de vitivinicultura e com o trabalho cooperado, visando não só o futuro de nossa Cooperativa, mas também o futuro dessa atividade no Brasil”, conclui Pozza.

Qualificação
O Aprendiz Cooperativo do Campo qualifica jovens para a gestão eficiente de propriedades rurais, preparando-os para terem êxito nas atividades agropecuárias. Estimular a permanência dos jovens nas atividades do campo, proporcionar às cooperativas agropecuárias o incremento do quadro social, promover a sucessão familiar profissionalizada, empreendedorismo cooperativo e profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais são os objetivos do programa.
O jovem Andrei Lerin, de 17 anos, participou da primeira turma do programa aprendiz cooperativo do campo. No entanto, ele viu no projeto da cooperativa na qual o seu pai é associado uma forma de aprofundar seus conhecimentos. “Minha experiência com o programa foi algo único, pois além de mudar minha forma de ver o trabalho dos meus pais, permitiu ampliar meus conhecimentos sobre a propriedade, mostrando que posso fazer algo inovador buscando melhorar a qualidade de nossos produtos”, diz Andrei.

Atividades entre as famílias que estão participando do Programa
Encontro das famílias: O evento buscou promover a valorização e integração entre as famílias que estão participando do programa aprendiz cooperativo do campo. As famílias assistiram uma palestra com o tema “Sucessão Familiar” e depois participaram da dinâmica “Estreitando Laços”. Refletiram sobre as relações familiares, e os resultados dessa dinâmica foram apresentados ao final do encontro, gerando um momento de emoção e integração entre pais e filhos.

Duração do programa
Durante o programa é possível acompanhar a evolução dos jovens ao participar de um programa de educação cooperativa, resultando em uma maior participação nas atividades das propriedades e principalmente as atividades da organização cooperativa.
O primeiro grupo iniciou em agosto de 2017 e irá se formar no dia 19/03/2019 a cerimônia será realizada na sede da cooperativa.
A segunda turma iniciou no mês de fevereiro de 2019 e a previsão de encerramento em julho de 2020.