Professores rejeitam possibilidade de greve

2015-04-10_190211
Possibilidade de greve sanitária da categoria como forma de oposição à retomada das aulas presenciais na rede estadual foi rejeitada. Foto: Reprodução

Em assembleia virtual, categoria manterá mobilização por ensino remoto até a vacinação

Em assembleia digital do Centro de Professores do Estado Rio Grande Sul (Cpers), realizada na tarde de segunda-feira (03), os educadores estaduais decidiram não realizar greve sanitária contra a retomada das aulas presenciais nas escolas estaduais. Ficou definido que irão continuar a mobilização da categoria pela manutenção do ensino remoto.

Realizada por meio virtual, a assembleia discutiu a possibilidade de realização de greve sanitária da categoria como forma de oposição à retomada das aulas presenciais na rede estadual. As aulas serão realizadas pelo modelo híbrido, com a carga horária dividida entre aulas presenciais e remotas.

Favoráveis à greve sanitária defenderam que esta era a única possibilidade para defender a categoria e, além disso, seria uma mensagem necessária para a sociedade de que o controle da mobilidade ainda é essencial. Mas, Por 73% a 19%, com 8% de abstenções, os participantes da assembleia decidiram pela não realização da greve sanitária.

Além da possibilidade de greve, a categoria decidiu pelo não adiamento das eleições do sindicato. Previstas para acontecer no ano passado, as eleições do Cpers foram adiadas para os dias 26, 27 e 28 de maio, a serem realizadas em formato virtual.