Professores brasileiros têm o pior salário do mundo

2015-04-10_190211

Brasil só paga melhor que Costa Rica, Hungria e Letônia

No Brasil, a média do salário inicial dos professores dos anos finais do ensino fundamental é a menor entre 40 países analisados no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado na quinta-feira (16). As outras nações com remunerações iniciais mais baixas para os docentes são Costa Rica, Hungria e Letônia.

O estudo Education at a Glance 2021 aponta que os professores brasileiros começam recebendo, em média, cerca de 13,9 mil dólares anuais. A média nos países membros e parceiros da OCDE analisados é de 35,6 mil. Os salários iniciais mais altos, em Luxemburgo e na Alemanha, passam de 70 mil dólares por ano.

A conversão para dólares é feita usando a escala de paridade do poder de compra, que busca equalizar o poder de compra das diferentes moedas, eliminando as diferenças de níveis de preços entre os países.

Em relação ao chamado salário real, que leva em consideração também os bônus e pagamentos adicionais, a média no Brasil para professores dos anos finais do ensino fundamental entre 25 a 64 anos é de 25,7 mil dólares por ano, também abaixo da média da OCDE, de 47,9 mil.