Produtor afirma que safra de 2018 está com mais qualidade

2015-04-10_190211

O produtor agrícola Alex Spadari, da Linha Amadeu, em Pinto Bandeira, já está trabalhando na safra deste ano e garante que a qualidade das uvas está superior que em 2017. “A colheita passada foi boa em relação à quantidade, já a deste ano aparenta ter um pouco menos uva, mas a qualidade está melhor”, avalia.
Spadari prevê colher 290 mil quilos dentre os cultivares Concord, Riesling, Tannat, Isabel, Moscatos e Trebbiano. De acordo com o agricultor, nesta época ele e sua família contam com a ajuda de diaristas para trabalhar nos 10 hectares de parreirais.
Mesmo com uma boa expectativa, ele comenta que as chuvas que marcaram a última semana refletiram na safra. “Houve um pouco de prejuízo em algumas variedades, baixando o grau”, relata.

Permanência no campo
Spadari tem 27 anos e não tem pretensão de sair do campo para ir morar na cidade. “Escolhi ficar no campo porque vejo, a cada ano, a tecnologia avançando para melhorar o meio rural. Desde a mecanização do vinhedo até o beneficiamento da uva”, justifica-se.
O pensamento do produtor vai ao contrário do êxodo rural comprovado pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o qual indica que a população urbana do Brasil até então (160.925.792 habitantes) era muito maior que a que vive na zona rural (29.830.007). Em 1960, segundo o IBGE, a população rural era superior à urbana, cenário que mudou a partir do censo de 1970 e se estabilizou nas décadas seguinte.
O jovem se diz feliz em tocar a propriedade ao lado da família. “Outro ponto forte, além da tecnologia, é gostar do que se faz. Além disso, ser dono do próprio negócio. Hoje em dia a propriedade deve ser vista como uma empresa” compara Spadari.