Processo para emplacamento de veículo fica mais simples no Estado

2015-04-10_190211
Não será mais necessário voltar ao Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) para colocar a placa, finalizando o processo de emplacamento na própria Estampadora de Placa

O Detran-RS divulgou na quarta-feira as novas medidas que passam a valer ainda em outubro

O Detran-RS, simplificou o processo para os proprietários de veículos que necessitam fazer o primeiro emplacamento ou substituição de placa a partir da próxima segunda-feira(21).
A partir de agora, não será mais necessário voltar ao Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) para colocar a placa, finalizando o processo de emplacamento na própria Estampadora de Placa de Identificação Veicular (EPIV).
Até o momento, o proprietário após ir ao Centro de Registro de Veículos Automotores – CRVA tinha que levar a autorização para fabricação da placa na Estampadora de Placa de Identificação Veicular – EPIV e retornar ao CRVA para colocar a placa e inserir a informação no sistema para o encerramento do processo.
A partir da adoção da placa Mercosul, que não tem lacre, e do credenciamento das EPIVs pelo DetranRS, a etapa se tornou desnecessária.
Agora, nos serviços que geram novo documento e que há necessidade de emplacamento, a ordem para impressão no sistema já ocorrerá logo após a confirmação da estampagem da placa na EPIV.
As placas e lacres antigos devem ser entregues pelo  proprietário para a EPIV, que as inutilizará.
É dever do proprietário, certificar-se de que as novas placas sejam colocadas corretamente no veículo autorizado pelo CRVA, já que a fixação em si da placa no veículo pode ser realizada por um terceiro, inclusive a própria EPIV.