Principais datas do Processo Seletivo para concorrer as 446 vagas do IFRS em 2020

2015-04-10_190211

O período para solicitar gratuidade na taxa de inscrição já iniciou e vai até o dia 27 de setembro

As movimentações do processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS 2020/1 que oferece vagas em cursos técnicos e superiores já iniciaram, o primeiro prazo é destinado aos estudantes que desejam requerer a gratuidade na taxa de inscrição. A seleção tem uma taxa de inscrição, que custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação.

Isenção
Os interessados em pedir a gratuidade da taxa de inscrição devem comprovar carência socioeconômica, mediante o atendimento a critérios estabelecidos no edital n° 46/2019 publicado pelo Instituto. Para solicitar a isenção, é necessário preencher o formulário disponível no edital, reunir a documentação exigida e entregar no campus pretendido até o dia 27 de setembro.

Resultado
O resultado da solicitação será divulgado no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br) no dia 3 de outubro.

Processo seletivo 2020
A concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. As inscrições para o Processo Seletivo iniciam-se no dia 7 de outubro e vão até 10 de novembro de 2019, pelo Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br).
Da mesma forma que para solicitação da isenção, quem não tiver acesso a computador pode dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para este fim.
Neste processo seletivo, são ofertadas vagas para cursos técnicos de nível médio, Educação de Jovens e Adultos, e de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia).
São mais de 4.800 vagas, nos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Como funciona a seleção
Cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio
Os cursos integrados permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente. Têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Fundamental concluído.
Os cursos concomitantes oferecem formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino e desejam complementar a formação.
O exame de seleção para essas duas modalidades constitui-se de prova com 40 questões objetivas que visa à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Língua Portuguesa).

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio
Os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.
No momento de inscrever-se para essa modalidade no processo seletivo, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2014 até o atual). No caso de optar pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).

Cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Para participar da seleção de ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) não será necessário fazer prova, mas será necessário realizar a inscrição, entregar uma documentação e assistir a uma palestra.

Cursos superiores
Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. O IFRS oferece cursos superiores de tecnologia (cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho), bacharelados (formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho), licenciaturas (indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas a didática, psicologia e pedagogia).
Na hora de inscrever-se no processo seletivo para um curso superior, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2014 até o atual).
Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio. Todas as informações e orientações podem ser acompanhadas pelo site ingresso.ifrs.edu.br.