Primeiro semestre registra queda de quase 70% em roubos à estabelecimentos comerciais na cidade

2015-04-10_190211
Foram 113 casos registrados nos seis primeiros meses de 2016, e apenas 36 neste ano. Já roubos à residências apresentaram queda de 40%, em relação ao mesmo período de 2016

Em 2016 a brigada Militar registrou 113 casos no primeiro semestre, já em 2017, 36 ocorrências foram documentadas

A ação policial de prevenção a crimes de roubo à residência e estabelecimento comercial tem surtido efeito. Do primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2016 houve uma diminuição de mais de 40% de roubos à residência. No primeiro semestre do último ano foram 17, enquanto que este ano, 10 casos. A redução foi ainda maior em casos de roubo a estabelecimento comercial, que teve uma redução de quase 70%. Foram 113 casos registrados no primeiro semestre do último ano, enquanto que neste ano, apenas 36 casos. Os casos de arrombamento, no entanto, tiveram um singelo aumento de 3,83%. Os números assustam, mas ainda assim, mostram a tentativa da polícia de coibir a ação de criminosos. No primeiro semestre de 2016 foram 183 casos, enquanto que neste ano já foram contabilizados 190 casos.

Combate às quadrilhas
O combate da polícia contra a ação de quadrilhas no município, é apontado como uma das razões para a diminuição nos números de roubo, principalmente a estabelecimentos comerciais. Em abril deste ano um esquema de tele-entrega de cocaína foi desmantelado pela Polícia Civil. A operação, que durou mais de sete horas, prendeu cinco pessoas, sendo quatro homens e uma mulher, que formava casal com um dos detidos. Os nomes não foram divulgados.
Conforme a Polícia Civil, o esquema de entrega de drogas acontecia durante o dia e também à noite. Um homem armazenava a droga e a embalava, enquanto outro era responsável por buscar a cocaína e distribuí-la entre os demais entregadores. A droga era entregue aos usuários com carros e motos. O responsável pelo armazenamento conseguiu fugir antes da abordagem da polícia.
As prisões aconteceram nos bairros Glória, São João, Vila Nova III e Santa Marta, em horários distintos. Foram apreendidos arma, munições, porções de cocaína, balança de precisão, anotações do narcotráfico, celulares, dinheiro, três carros, além de uma motocicleta.
Cinco mandados de busca também foram cumpridos. Participaram da operação 12 policiais civis de Bento Gonçalves e de Farroupilha.
No mês de maio a Polícia Civil de Bento Gonçalves, em uma ação conjunta da 1ª e 2ª DP (Delegacia de Polícia), DPPA (Delegacia de Pronto Atendimento) e DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), prendeu seis pessoas no bairro Municipal em Bento Gonçalves. As prisões foram por tráfico de drogas, associação ao tráfico e formação de quadrilha.
Segundo o delegado Álvaro Becker, titular da 2ª DP, foram cinco homens e uma mulher presos. Foram apreendidas armas, drogas, quantia em dinheiro, coletes balísticos, toucas ninja e material eletrônico.
Esta quadrilha pode estar diretamente relacionada a uma série de crimes ocorridos na região nas últimas semanas.
Uma das ações de maior importância, realizada neste ano, aconteceu no dia 12 deste mês. Um integrante da quadrilha que foi presa em Barros Cassal foi preso pela Polícia Civil no bairro Municipal.
O jovem identificado como Nilmar Lopes Nunes, 23 anos, foi preso na rua Nunciante Antinolfi por volta das 16h. Ele seria o oitavo integrante da quadrilha que foi desarticulada ontem no município de Barros Cassal.
A PC prendeu em Barros Casal, Denilson Santana Nunes, Nilson Santana Munes, Anderson Nunes dal Santo, Álvaro Gabriel Nascimento dos Santos e Daniela Nascimento dos Santos, além de uma menor de idade. Eles são suspeitos de realizar diversos assaltos em vários municípios da Serra Gaúcha.
A quadrilha tinha forte potencial ofensivo, pois em uma residência em Barros Bassal foram encontradas três espingardas calibre 12, uma semiautomática, duas pistolas e dois revólveres calibre 38, além de várias munições de grosso calibre, inclusive de fuzil, de uso restrito das forças armadas.
A quadrilha também tem ligação com um homem, identificado como Vinicius Costa, de 26 anos que foi preso com um Fiat Punto vermelho com placas clonadasno bairro Municipal no dia 26 de junho.
Na abordagem, os policiais encontraram em uma garagem um fuzil 762, munição, toucas ninjas e outras roupas utilizadas em assaltos.

Redução de acidentes de trânsito
O ano de 2017 já contabilizou 731 acidentes de trânsito na área urbana de Bento Gonçalves, 138 com lesão corporal.Segundo o comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, Diego Caetano, houve uma redução de acidentes em todos os meses, em comparação a 2016, quando foram registrados 917 acidentes no primeiro semestre, sendo 203 com lesões corporais.
O capitão Caetano destacou a importância da operação Balada Segura. “A verdade é que barreiras policiais e baladas seguras tem como objetivo, além da fiscalização, também de educação e chamar atenção dos motoristas para a necessidade de observação das regras de trânsito”, diz.

Furto de veículos com queda de quase 30%
Mais de 70 veículos foram furtados apenas nos três primeiros meses de 2017 em Bento Gonçalves. Durante todo o ano de 2016 foram 393 veículos furtados e 102 nos três primeiros meses do mesmo ano. O número de roubos, por outro lado, apresenta números menores. Foram 20 veículos roubados nos primeiros três meses, e 95 no decorrer de todo ano de 2016. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, que mostram ainda que o roubo e furto de veículos diminuiu em 27% comparando com o ano passado.
Nos três maiores municípios da Serra, que incluem ainda Caxias do Sul e Farroupilha, são 10 veículos roubados ou furtados por dia. A cidade gaúcha com maior número de veículos furtados registrou impressionantes 3.653 casos. O número de estelionatos também impressiona. No decorrer de todo ano de 2016 foram registrados 63.