Primeiras 5 milhões de doses da vacina chegam em outubro

2015-04-10_190211

A Coronavac está na fase 3 de testes, a última necessária antes de sua aprovação, mas governo de São Paulo garantiu a importação de 46 milhões de doses até dezembro. Apesar de notícias que voluntários gaúchos estão recebendo a vacina, não há indícios que o Estado tenha comprado as doses para vacinação em massa.

O Instituto Butantan estará recebendo nos próximos dias as primeiras 5 milhões de doses da vacina, que já, está na fase 3 de testes, a última necessária antes de sua aprovação.
Cerca de 9 mil pessoas foram voluntárias na fase 3 de testes no Brasil. Os resultados devem ser conhecidos em outubro. Se forem positivos, o governo de São Paulo espera começar uma vacinação em massa ainda em 2020. No momento, nenhuma vacina teve resultados conclusivos, e nenhum medicamento teve eficácia comprovada contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Além da importação, o Instituto Butatan vai construir uma fábrica para produzir a vacina chinesa em 2021. As obras devem começar ainda em 2020 e levar um ano para terminarem.
A capacidade de produção da fábrica será de 100 milhões anuais e vai servir a todo o Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é de que ela atinja a capacidade máxima no início de 2022.