Primavera é marcada pela abundância de frutas cítricas

2015-04-10_190211

Abacaxi e ameixa são algumas das opções características desta estação

Passados os meses de dias cinzas e muito frio, chega a estação das flores abundantes e do céu azul. A primavera é a estação mais convidativa para viver o mundo fora de casa, aproveitando o calor suave e as cores vibrantes que a natureza reserva para este período do ano.
Além de ser a estação das flores, a primavera também é a estação dos frutos. As frutas desta estação são ricas em fibras, minerais e antioxidantes, que fazem bem ao corpo ao mesmo tempo em que são deliciosas. O consumo das frutas da estação é ótimo para a saúde: a principal vantagem é que os frutos não precisam de tantos aditivos químicos para impulsionar seu crescimento, pois as condições climáticas da época do ano já são suficientes para propiciar o seu desenvolvimento e maturação. Desta forma, consumimos frutos mais saborosos e naturais, que trazem equilíbrio ao funcionamento do organismo.
Algumas frutas são propícias desta estação do ano. Confira abaixo algumas das principais opções.

Laranja Lima
Quem é que não gosta de tomar um suco de laranja gelado para refrescar um dia de sol? Seja em forma de suco ou in natura, a laranja lima é uma abundante fonte de vitamina C, antioxidante responsável por turbinar o sistema imunológico e auxiliar na retenção de ferro. De brinde, a vitamina C ainda reduz a secreção do hormônio cortisol (relacionado ao estresse), sendo um ótimo aliado para aqueles que estão tentando parar de fumar. A laranja lima ainda é ótima fonte de fibras e potássio, e é uma ótima opção de fruta para crianças e gestantes devido ao seu reduzido índice de acidez.

Jabuticaba
Esta pequena frutinha roxa e doce é um presente para a saúde. Sua coloração escura indica grande presença de antocianina, que atua como antioxidante e age contra os radicais livres. Sua polpa oferece nutrição completa: contém fósforo, ferro, niacina e vitamina C. Ótima opção para quem sofre com prisão de ventre – a jabuticaba é composta por uma fibra chamada pectina, excelente para estímulo e regulação da atividade intestinal, e ainda reduz os índices do colesterol ruim (LDL). Seu consumo é recomendado em forma de vinagre, geleia, suco, licor ou mesmo in natura.

Pêssego
Primavera é o período onde os pêssegos crescem com fartura. Este delicioso fruto se destaca por conta da grande quantidade de água em sua composição (mais de 80% de seu conteúdo é aquoso), ao mesmo tempo em que é rico em fibras. Também é ótima fonte de minerais (como o potássio – que atua no controle da pressão arterial – e o manganês – que atua na manutenção do tecido ósseo e conjuntivo) e vitaminas (C e E – protagonistas no fortalecimento do sistema imunológico – e do complexo B – que auxiliam na renovação da energia). Além disso, é cheio de antioxidantes capazes de criar proteção contra doenças oculares e até contra alguns tipos de câncer. De brinde, as tortas, sucos e mousses produzidos a partir do pêssego são deliciosos e ainda carregam todas estas propriedades.

Abacaxi
Símbolo das regiões tropicais, o abacaxi é rico em vitamina C que, além de fortalecer o sistema imunológico, ainda surte efeitos estéticos (retarda o envelhecimento da pele e estimula os processos de cicatrização, por atuar diretamente na produção de colágeno). Além disso, sua composição é repleta de sais minerais, enzimas e fibras, que auxiliam no processo de digestão e tonificam a atividade intestinal. E a melhor parte ainda está por vir: mesmo sendo delicioso, é majoritariamente composto por água e contém pouquíssimas calorias!

Ameixa
Suculentas e saborosas, as ameixas são verdadeiros remédios naturais voltados à saúde intestinal: são grandes facilitadoras do processo digestivo, atuam como ótimos desintoxicantes e ainda possuem eficazes propriedades laxativas, altamente recomendadas para tratamento de quadros de prisão de ventre. De brinde, ainda são boas fontes de água, hidratos de carbono, fibras e são amigas da dieta – seu percentual de calorias é mínimo (quando consumidas in natura).

Morango
Os deliciosos morangos são procurados o ano inteiro, mas costumam ser cultivados com excesso de agrotóxicos nas demais épocas do ano, para garantia da colheita. A primavera é tempo de encontrar morangos mais puros e saborosos nas feiras e quitandas! Ricos em ácido fólico, minerais e vitaminas, os moranguinhos ainda promovem a saúde cutânea e reduzem os processos e efeitos da retenção de líquidos.

Banana
Sabia que o consumo da banana faz você se sentir bem? É verdade sim: as bananas são grandes fontes de triptofano, aminoácido que influencia na produção de serotonina – o neurotransmissor que causa sensação de bem-estar. Além disso, é rica em fibras, minerais, vitamina B, e potássio. São excelentes remédios para o tratamento de quadros de diarréia e de câimbras recorrentes.

Amora
Estas pequenas frutas asiáticas estão se incorporando cada vez mais aos hábitos alimentares dos brasileiros – o que é ótimo, pois seus benefícios são múltiplos: abundante fonte de vitaminas (A, C e do complexo B), minerais (como potássio e o silício, que atua como estimulante na ação das proteínas de sustentação do corpo), e ainda possui poderoso efeito laxante, super indicada para o tratamento de prisão de ventre. Compõe deliciosas receitas de sorvetes, tortas, geleias e licores – mas cuidado, quando não consumidas in natura, as amoras podem ser altamente calóricas.