Primavera é a melhor época de plantio de hortêsias

2015-04-10_190211

Por precisar de luz, é necessário que a hortênsia esteja em uma posição em que a energia solar ajude em seu crescimento.
Durante a época de maior calor, deixe a planta sempre fresca, podendo regar todos os dias. No entanto, não abuse da água para que ela não chegue a apodrecer, apenas mantenha a terra sempre úmida.
Já na época de temperaturas mais baixas e possíveis geadas, é aconselhável que a hortênsia fique em uma área interna, evitando o excesso de frio para que na época da primavera ela cresça e dê muitas flores.

Preparar as estacas
Escolha hastes verdes e macias ( não lenhoso) de 7 a 12 cm que se enraizará mais rápido e facilmente do que os caules lenhosos. Corte logo abaixo de um nó de folha e essa estaca deve ter pelo menos 3 nós de folhas.
Retire as folhas deixando apenas as duas folhas superiores (ou quatro folhas, se as duas folhas superiores são bem menores que a média) da haste, usando uma tesoura afiada e limpa. Tenha muito cuidado para não machucar ou danificar a haste principal.
Caso você esteja multiplicando variedades de hortênsias que tenha folhas largas, superior a 8cm de diâmetro, corte a folhas pela metade. Isso vai reduzir o stress da estaca, vai diminuir a evaporação de água e vai fazer as raízes crescerem mais rapidamente.Para hortênsias de folhas menores, não há problema em manter as folhas inteiras.

Enraizar
Usar o pó de hormônio enraizador acelera bastante a propagação de raízes. Se você não tem esse hormônio enraizador, vai demorar um pouco mais. As hortênsias são tão fáceis de criar raízes, especialmente se você seguir os passos adiante.

Dicas
É mais provável desenvolver mudas de hortênsias na terra que na água. Para este método é bem fácil , basta cortar a haste como indicado e colocar na água até que enraize. Troque regularmente a água para não criar fungos
A propagação de hortênsias é mais bem sucedida no início do verão. A planta terá mais tempo para amadurecer antes que o outono chegue. Você pode manter as mudas na geladeira de um dia para o outro, se não for possível plantá-las logo em seguida.