Previsão do tempo: quinta-feira de muito calor, com máxima de 31º

2015-04-10_190211

Um bloqueio atmosférico inibe chuva no Brasil Central e favorece instabilidade no Rio Grande do Sul

A MetSul Meteorologia alerta para o primeiro episódio de forte calor do outono no Rio Grande do Sul entre esta quinta e sexta-feira com máximas em algumas regiões que poderão ficar entre 33ºC e 35ºC.

O calor se fará presente em grande parte do Rio Grande do Sul nesta quinta. A Serra Gaúcha, inclusive, deve ter uma tarde muito quente. As máximas em algumas cidades serranas ficarão ao redor de 30ºC, sobretudo em baixadas e em fundos de vales. A previsão elaborada pela MetSul indica que a tendência para os próximos dias é semelhante ao quadro atual.

Chuva e temporais

A chuva, aliás, merece atenção. A MetSul adverte que nesta quinta áreas de instabilidade vão avançar do Uruguai para o Oeste e o Sul gaúcho. 

Dados de modelos indicam a possibilidade de forte instabilidade isolada capaz de gerar chuva localmente torrencial com temporais de vento e granizo. Nas demais áreas do Estado, qualquer instabilidade será isolada e associada ao calor.

Por fim, dias de calor no começo do outono não chegam a ser incomuns. Ao contrário, calor no começo do outono é bastante freqüente de ocorrer. Isso porque o início da estação tem características climatológicas ainda próximas do verão.