Previsão do tempo: massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul

2015-04-10_190211

Massa de ar frio alcançará o Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do país com queda de temperatura

Esta nova massa de ar substituirá a atual quente e úmida, e vai determinar as condições do tempo ao longo da semana.

Com a chegada do outono, incursões de ar mais frio vão se tornar mais freqüentes no Sul do Brasil, mas ainda vai demorar um pouco para o frio clássico de inverno se instalar na região. Massas de ar frio de fim de março e início de abril, com efeito, não se equiparam às de inverno.

Qual a intensidade desta massa de ar frio?

O ar mais frio começou a chegar ao Oeste gaúcho no domingo e agora no começo da semana vai avançar pelo Sul do Brasil não chega a ser de forte intensidade. Pode se dizer que é uma incursão fria fraca. A temperatura no nível de 850 hPa (nível de 1.500 metros de altitude e não superfície) estará ao redor de 8ºC a 10ºC. Para se habilitar a ser uma massa de ar frio de forte intensidade a temperatura neste nível da atmosfera deveria estar abaixo de 5ºC e perto de 0ºC.

Vai esfriar muito?

Não. Com efeito, você não vai precisar ainda tirar do guarda-roupa seu vestuário de inverno sem uso desde o ano passado. A queda da temperatura, portanto, será maior nas máximas do que nas mínimas. As noites serão mais amenas, mas as tardes acabarão sendo muito mais agradáveis, encerrando a sequência de dias abafados e quentes.

A quanto vai a temperatura?

Depende da região. Como haverá um sistema de baixa pressão na costa trazendo umidade para o continente, a presença de nuvens, e em alguns momentos até com chuva no Leste gaúcho, vai impedir uma queda maior da temperatura à noite. O ar deve ficar mais seco na segunda metade desta semana, o que vai propiciar noites de tempo mais aberto e com mínimas menores.

Como é comum quando há um sistema de baixa pressão na costa, ar mais seco infiltra no Oeste, no Noroeste e no Norte do Rio Grande do Sul. Por isso, não se surpreenda se nesta semana as menores mínimas ocorrerem nas áreas de Santa Rosa ou Soledade ao contrário dos Aparados da Serra que é a área de maior altitude e mais fria do território gaúcho.