Previsão do tempo: chuva retorna ao rio grande do sul

2015-04-10_190211

Os maiores volumes de chuva devem ocorrer na Metade Oeste gaúcha

Volta a chover no território gaúcho a partir desta quinta-feira (15), e devem afetar mais o Noroeste, o Oeste, o Centro e o Sul do Rio Grande do Sul, segundo previsão da Metsul Meteorologia.

No Nordeste do Estado, o que, por exemplo, inclui a Serra, o Litoral Norte e a Grande Porto Alegre, pouco ou nada deve chover.

A chuva já afeta diversos pontos da Metade Oeste e do Sul nesta quinta-feira (15), sobretudo da tarde para a noite. Na sexta-feira, as áreas de instabilidade se regeneram e atingem as mesmas regiões. 

Volumes de chuva

Os volumes de chuva, nos locais do Noroeste, do Oeste, do Centro e do Sul em que se prevê precipitação, em geral, não devem ser altos. Vão ficar, em média, entre 10 mm e 30 mm. Em pontos da Metade Oeste gaúcha, entretanto, os volumes na soma desta quinta e da sexta podem ser altos com marcas tão elevadas quanto 100 mm a 150 mm. 

Enfatiza-se que tais volumes mais altos serão pontuais e não generalizados sobre o Oeste do Estado. 

Finalmente, o ingresso de ar mais quente e de baixa pressão pela região Norte da Argentina vai contribuir para a geração de nuvens de chuva. Ao contrário, no Nordeste gaúcho a influência de ar de maior pressão no oceano reduz a chance de chuva.