Previsão de semana de tempo seco e temperaturas elevadas

2015-04-10_190211
Temperaturas podem passar dos 30º na Serra Gaúcha

Esta semana deve ser de pouca chuva e muito calor em Bento Gonçalves. Estão previstas temperaturas acima dos 30º, e um volume de chuva inferior aos registrados nas últimas semanas
Entre a terça (30/01) e a quinta-feira (01º/02), o tempo deverá permanecer seco e a presença do ar quente manterá o forte calor, com temperaturas entre 32°C e 35°C em todas as regiões.
De acordo com a previsão do tempo, a projeção numérica indica que os totais esperados para o período deverão ser inferiores a 20 mm na Campanha, Zona Sul e na maior parte do Litoral; na Região Central, Vale do Rio Pardo, Serra do Nordeste e Vale do Taquari, Fronteira Oeste e nas Missões os volumes oscilarão entre 35 mm e 50 mm; no Vale do Uruguai e no Planalto, os valores estimados deverão variar entre 50 e 60 mm.
A possibilidade de chuva se restringe mais a pontos muito isolados da Metade Norte e do Leste do Estado. A temperatura estará agradável para janeiro e a próxima noite vai ter resfriamento mais acentuado com mínimas baixas no amanhecer desta terça.
As mínimas rondam os 13ºC em São José dos Ausentes e os 15ºC em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 32ºC em Uruguaiana e 33ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros se alternam entre 20ºC e 30ºC.

Chuva do final de semana
O sol até apareceu em parte do Rio Grande do Sul, principalmente no sábado, mas o fim de semana foi marcado pela instabilidade, com elevados volumes de chuva em algumas regiões. Choveu muito em vários pontos do Oeste, do Centro e do Noroeste do Estado. No sábado, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia situada em Livramento indicou mais de 120 mm.
Áreas produtoras de grãos da Metade Norte, como as regiões de Passo Fundo e Cruz Alta, foram beneficiadas por acumulados acima de 50 mm em diversos municípios. No Sul e grande parte do Leste do Estado, onde se concentra a maioria das cidades sob estiagem e perdas na agricultura, a realidade foi outra com chuva em baixos volumes.
Porto Alegre teve 15 mm em alguns bairros no fim da tarde. A semana que começa vai ter o predomínio do tempo seco com baixos volumes de chuva, assim a tendência é de agravamento da estiagem nos municípios que precisam de água e pouco ou nada tiveram durante o fim de semana.