Previsão de cenário catastrófico na saúde devido a Covid-19

2015-04-10_190211

Tacchini chega ao limite de atendimentos e inicia operação de guerra

Apesar dos esforços e campanhas estabelecidas na tentativa de diminuir a infecção pelo novo coronavírus, os números seguem assustando a população e autoridades do Rio Grande do Sul. Nesta mesma linha, Bento Gonçalves está em situação crítica quando tratamos de leitos nas unidades hospitalares do município. Até a tarde de quinta-feira (4), 13 pessoas estavam na fila de espera para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Tacchini.

Nos últimos dias, a escalada de novos casos de Covid-19 superou, em muito, todos os parâmetros de comparação registrados em qualquer outro momento da pandemia, levando ao esgotamento total dos recursos do sistema de saúde. Na tarde de quinta-feira (4), o Hospital Tacchini, atingiu 128,9% da ocupação de seus leitos de UTI Adulto. Do total de leitos disponíveis, que são 45, a ocupação se encontrava em 58 leitos. Isso significa que 13 pessoas estão na lista de espera por um leito de UTI, em Bento Gonçalves.

Além dos números considerados elevados, a porcentagem de ocupação dos leitos de UTI por pacientes Covid-19 também aumentou. Neste momento, 72,4% dos pacientes estão internados por conta do coronavírus. São 13 pacientes que estão na UTI por outras doenças, o que representa 22,4% da ocupação. Ainda, três pacientes, ou 5,2%, estão internados na UTI com suspeita de Covid ou outra SRAG (Doença Respiratória Aguda Grave).
Dos leitos privados, a fila de espera é ainda maior. Com capacidade de internação de 22 pacientes, na fila de espera ainda estão 14 pessoas, com ocupação de 163,6%. Dos leitos SUS, a ocupação está em 95,7%, capacidade de atendimento de 23 pacientes, com 22 leitos ocupados. Para atendimento exclusivo Covid-19, a ocupação de leitos está em 68%, dos 100 disponíveis, 68 estão ocupados. Quanto aos respiradores, a ocupação é de 71,1%, dos 45 equipamentos disponíveis, 32 estão ocupados.

Operação de Guerra
Diante da situação, o Hospital Tacchini ativou sua última e mais robusta estratégia de combate à pandemia. As estruturas internas foram reordenadas e novos ambientes foram criados para receber e estabilizar pacientes de alta e média complexidade até que haja condições de encaminhá-los a um leito regular de UTI. A convocação de profissionais da saúde que estavam de férias para que retornem imediatamente ao trabalho também faz parte das medidas adotadas.

Segundo informações do próprio hospital, em função da dificuldade de encontrar novos profissionais no mercado com as qualificações necessárias para trabalhar em medicina intensiva, por enquanto não há previsão de abertura para leitos. O cenário, que já desolador na saúde do município, pode piorar. Considerando o volume de pacientes com infecção por Sars CoV-2 internando, tanto em enfermaria quanto em UTI, a perspectiva é que o mês de março evolua com piora importante do cenário.

Cenário vai piorar
Ainda segundo o hospital, deverão ser de 4 a 5 semanas vivendo esse contexto, de muitas entradas de pacientes, apresentando um perfil de agravamentos mais rápidos, e uma faixa etária bem menor na comparação com os momentos anteriores de aumento de casos que vivenciados no ano passado.

Sobre possíveis remanejamentos de pacientes para outras instituições de saúde, o Tacchini informou que esse movimento, quem decide o destino dos pacientes SUS, é a Central de Regulação do Estado e os pacientes com planos de saúde são redirecionados pelas próprias operadoras.

A direção do hospital é categórica. “Estamos vivendo o pior momento desde o início da pandemia da Covid-19. Este é um cenário de guerra. É o limite. As nossas equipes de trabalho não estão mais fazendo o ideal, elas estão fazendo o possível dentro dos recursos disponíveis. Atingimos o máximo das nossas capacidades”, definiu o superintendente do Tacchini Sistema de Saúde, Hilton Mancio.

Situação
Nesta quinta-feira (04), 44 novos casos foram confirmados e 40 apresentaram cura clínica. Agora, são 9.948 casos confirmados, 8.913 curados e 179 óbitos. Somente na quarta-feira (03), foram registrados três óbito de paciente diagnosticado com coronavírus. Homem, na faixa etária dos 80 anos, estava no internado no Hospital Tacchini. Tinha comorbidades e faleceu no dia 03 de março. Mulher, na faixa etária dos 80 anos, estava internada no Hospital Tacchini. Tinha comorbidades e também faleceu no dia 03 de março. Por último, homem, na faixa etária dos 90 anos. Estava internado no Hospital Tacchini. Tinha comorbidades e faleceu na última quarta-feira.

Bandeira preta segue no RS
O governador Eduardo Leite confirmou que o Rio Grande do Sul permanecerá com todas as regiões em bandeira preta, na próxima semana. A informação foi confirmada por ele, na manhã desta quinta-feira (4). O mapa preliminar vai ser divulgado na tarde desta sexta-feira (5).
Leite destacou que o modelo de cogestão também deve seguir suspenso, mas não descartou a possibilidade de analisar alterações em protocolos para algumas atividades. Uma das principais razões para manutenção da bandeira preta, de acordo com o governador, é a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que passa de 100% no Estado.

Prefeitura reorganiza do fluxo de saúde
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, anunciou novas medidas de enfrentamento à doença para ampliação da capacidade hospitalar. Será realizado o remanejamento de profissionais das Unidades Básicas para atuação no Complexo Hospitalar de Saúde. Para isso, serão fechadas temporariamente duas unidades, e as equipes serão remanejadas para o Complexo.

As unidades de Tuiuty e São João serão fechadas temporariamente a partir desta sexta-feira (05), e a Unidade de São Pedro passará ter atendimento somente às quintas-feiras à tarde. Os munícipes atendidos nos locais, devem procurar em caso de emergência a UPA, ou Pronto Atendimento 24h Zona Norte, ou unidade mais próxima.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para que a população procure as Unidades de Saúde somente com extrema necessidade, e ao apresentar sintomas relacionados à Covid-19. Febre, tosse, falta de paladar ou olfato, dor de garganta, entre outros sintomas deve procurar a tenda de atendimento, localizada junto à UPA. Informações na central de atendimento ao coronavírus 3055-7017/ 3055-7029 ou whatsapp 99267-1675.

Segunda dose de vacinação
Neste domingo (07), será realizada a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus para os idosos acima de 85 anos, imunizados nos dias 13 e 14 de fevereiro. A vacinação ocorre no formato Drive-Thru, das 8h às 12h, na Fundaparque. É necessário apresentar o cartão entregue no dia da imunização e documento.

Fiscalização
Dentro da Operação Te cuida RS, ações de fiscalização dos órgãos de segurança pública de Bento Gonçalves ocorrem de forma rotineira. Segundo dados da Prefeitura de Bento Gonçalves, desde de o último sábado (27), foram 125 estabelecimentos vistoriados; 40 focos de aglomerações dispersas; 58 autos de orientação e/ou infração e, no total, 282 pessoas foram abordadas. Bairros fiscalizados: centro, Botafogo, Juventude, Humaitá, Cidade Alta, Borgo, Progresso, Santa Marta, Santa Rita, Planalto, São Roque, São Bento, 15 da Graciema. As ações contam com a Secretaria de Segurança, Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito com 3ºBpat, Polícia Civil e agentes de fiscalização da Prefeitura Municipal.

Presídio
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) informou números do surto de Covi-19 que afetam os presídios no estado. Em Bento Gonçalves, ao todo, apenas um detento testou positivo para covid-19. Sobre casos suspeitos, são cinco pessoas com suspeita de contaminação que estão isolados dos demais detentos da instituição carcerária. O presídio tem capacidade para 450 detentos, sendo a situação considerada controlada.

Lockdown no litoral
Em reunião da Associação de Municípios do Litoral Norte, ocorrida na última quarta-feira (03), os municípios do Litoral Norte anunciaram lockdown, neste fim de semana. As medidas passam a valer a partir das 0h de sábado (06). Das 23 cidades que compõem a associação, 21 já aderiram ao fechamento – Santo Antônio da Patrulha e Caraá decidiram não seguir por terem características diferentes das demais cidades litorâneas.

Conforme acordo firmado na reunião, as restrições preveem o fechamento de todas as atividades econômicas, incluindo supermercados. Farmácias deverão funcionar com sistema de tele-entrega, assim como os restaurantes. Os postos de combustíveis permanecerão abertos, com as lojas de conveniência fechadas. Todas as demais atividades não essenciais deverão estar fechadas até as 5h da segunda-feira (08).

A medida é adotada devido ao colapso da estrutura hospitalar. Nesta quarta-feira, a região Covid de Capão da Canoa, que engloba o Litoral Norte, apresentava ocupação de 108,3% nos leitos de UTI ocupados. São 78 pacientes para 72 vagas disponíveis. Já os leitos clínicos apresentam taxa de 125,3%, com 119 pacientes para 95 vagas nas cidades.

Recomendações
Reforçamos o apelo à comunidade para que mantenha atenção às normas de proteção. É fundamental que todos sigam as orientações das autoridades sanitárias, utilizando máscara em todos os momentos e higienizando as mãos e os ambientes de contato. Recomendamos ainda que a população evite ao máximo aglomerações e circulações desnecessárias, mantendo sempre o distanciamento social, principalmente neste momento crítico.