Previsão de calor acima de 25ºC nesta quarta , antes de chover na quinta-feira

2015-04-10_190211

Amanhã, a chuva que hoje já atinge parte do Estado alcança a maioria das cidades gaúchas com queda de temperatura.

 

A tarde de hoje, uma semana depois da tarde mais fria do ano até agora, teve máximas elevadas para o final de maio na maior parte das cidades gaúchas. As máximas, inclusive, aproximaram-se dos 30ºC em alguns municípios do Estado.

Com exceção do Oeste e do Sul gaúcho que terão aumento da nebulosidade e chuva da tarde para a noite, as demais regiões do Rio Grande do Sul terão uma tarde ainda mais quente que a de hoje nesta quinta. Na serra os termômetros podem marcar até 25ºC em  Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Gramado.

 

Estas temperaturas não configuram o veranico de maio. A literatura determina critérios para a caracterização de um veranico. Com base na climatologia da cidade de Porto Alegre, são necessários máximas acima de 25ºC, mínimas acima de 12ºC, céu limpo ou com névoa, vento calmo ou fraco, por quatro dias ou mais.

Como não haverá quatro dias preenchendo tais critérios, não haverá veranico. Amanhã, a chuva que hoje já atinge parte do Estado alcança a maioria das cidades gaúchas com queda de temperatura.