Presidente do Simmme esteve em Brasília no encontro com os candidatos à Presidência da República 2018

2015-04-10_190211
O Presidente do Simmme, Juarez José Piva

Juarez José Piva trouxe informações sobre a 11ª edição do Encontro Nacional da Indústria (ENAI)

 

O Presidente do Simmme, Juarez José Piva, esteve presente, nos dias 03 e 04 de julho, na 11ª edição do Encontro Nacional da Indústria (ENAI), que aconteceu em Brasília. O evento, organizado pela Confederação Nacional da Indústria, desde 2006, reúne empresários, sindicatos e federação de indústrias, para alinhar e validar posicionamentos, sempre com o foco nas ações em defesa da indústria nacional e no desenvolvimento da competitividade do setor.
O tema do encontro deste ano foi “Brasil 2019-2022 – a indústria e o novo governo”. Na ocasião, além do diálogo sobre assuntos estratégicos como quarta revolução industrial, competitividade, inovação tecnológica, educação e produtividade, as lideranças empresariais tiveram um diálogo direto com os pré-candidatos à Presidência da República. A prioridade foi promover o debate e reflexão sobre o cenário que será enfrentado pelo novo governo e pela indústria e, consequentemente pela economia brasileira. Além do diálogo da indústria com os candidatos à Presidência da República, foi entregue formalmente o documento “Propostas da Indústria para as eleições 2018”, com um estudo completo para os mais variados âmbitos, da indústria e da economia brasileira como um todo.

Simmme lança programação com cursos de educação empresarial
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simmme) lançou no início do mês de julho a intensa programação do segundo semestre, com cinco cursos voltados ao fortalecimento das empresas. O objetivo é levar informação e conhecimento aos associados e à comunidade em geral.
A instrutura das capacitações é a engenheira, professora e conselheira de administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Hana Witt. Ela possui formação internacional sobre Empresas Familiares pela Universitat Abat Oliva de Barcelona. Participou ainda de programas de Certificação em Governança Corporativa e Familiar do IBGC e da Fundação Dom Cabral.

Agosto
No dia 15 de agosto, o sindicato promove o curso de Governança familiar, destinado a fundadores, acionistas e herdeiros de empresas familiares. O intuito é dar diretrizes que visem assegurar a longevidade do negócio, compreendendo os direitos e deveres dos acionistas e herdeiros, reconhecendo a interação entre esses diferentes papeis. O programa contempla conceitos de Governança Familiar, características e desafios desta estrutura (conselhos, comitês e family office), processo sucessório e melhores práticas.
Já no dia 22 de agosto, será o momento de aprofundar o tema dos Conselhos de Administração – consultivo e familiar, compreendendo as suas funções e estrutura, também destinado a fundadores, acionistas e herdeiros de empresas familiares. Entre os objetivos, dar condições aos participantes de serem capazes de implementar o conselho em suas empresas e reconhecer seus papeis e responsabilidades. No programa, forma de criar e consolidar os Conselhos de Administração, abordando sua composição, organização e relacionamentos, as competências, seleção e regras de sucessão de seus conselheiros. Tudo, apresentado com depoimentos e debates com casos práticos.

Setembro
No dia 12 de setembro, está marcado o curso Ética e Integridade nos Negócios, cuja a abordagem central será para compreender a importância da ética e integridade para a condução dos negócios, conhecendo os requisitos e diretrizes das Normas ISO relacionadas a Compliance e Antissuborno. Visando trabalhar a cultura corporativa da integridade, abordará o código de ética e o canal de denúncias, trazendo noções de boas práticas para um programa de integridade em empresas de pequeno e médio porte.
Ainda em setembro, no dia 26 o curso será de Secretaria de Governança, apresentando o perfil e as competências desejadas dos profissionais responsáveis e a gestão do fluxo de informação entre os conselheiros, diretoria e executivos. Com orientações para implantação da secretaria de governança, apresentação de depoimento de um profissional com o caso prático. Conhecer as melhores práticas para um conselho eficaz e as relações entre os conselhos e a gestão do negócio estão no objetivo central deste curso.

Outubro
Durante o mês de outubro, às quartas-feiras, de 03 a 31, será promovida capacitação de Jovens Sucessores, destinado aos herdeiros de empresas familiares, com idades entre 16 e 21 anos. O enfoque do curso é permitir que o jovem sucessor reconheça o seu papel no negócio da família e os desafios de uma empresa familiar, identificando suas aptidões e aspirações pessoais e desenvolvendo o comportamento empreendedor em direção ao que deseja realizar na empresa da família, ou seguindo carreira de forma independente. Com cinco módulos, o curso pretende realizar com os participantes o mapeamento dos talentos e pontos fortes, trazer noções da família empresária, seus direitos e deveres, a potencialização dos talentos e seus pontos fortes, tratar de educação financeira, empreendedorismo e inovação.

 

Programação

– 15/08 – Governança Familiar (duração 8h)
– 22/08 – Composição de Conselhos (duração 4h)
– 12/09 – Ética e Integridade nos Negócios (duração 4h)
– 26/09 – Secretaria de Governança (duração 8h)
– 03 a 31/10 (quartas-feiras) – Jovens Sucessores

Entre em contato com o Simmme e solicite mais informações (54) 3452 1277 ou envie e-mail para simmme@simmme.com.br. Os cursos também são abertos para empresas não associadas, participe.