Presença da Agroindústria cresce 33% na ExpoBento 2018

2015-04-10_190211
Mais de 40 expositores estão na feira para oferecer aos visitantes produtos locais como cucas, pães, queijos, salames, chimias, capeletti e licores

Com a participação de 40 expositores na maior feira multissetorial do país, a agroindústria está presente na ExpoBento 2018, oferecendo produtos de gastronomia, artesanato e outros representativos da produção local. O número representa um crescimento de 33% em relação ao evento de 2017.
Por meio do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) – uma política pública do Governo do Estado, os mais de 200 mil visitantes aguardados para a feira podem apreciar delícias como cucas, pães, queijos, salames, chimias, capeletti, licores e muitos outros itens. Fruto de uma parceria firmada com o Governo do Estado para subsidiar a adesão de pequenos produtores, a iniciativa coloca na vitrine o trabalho das micro-indústrias familiares de bento-gonçalvenses e de municípios vizinhos.
O espaço para a agroindústria foi ampliado e destaca-se pela significativa contribuição ao fomento da economia, com geração de renda e emprego para a comunidade. “Com essa parceria, garantimos o desenvolvimento dos pequenos empreendedores, que conseguem aumentar as vendas, reforçando o sustento da família, e divulgar seus produtos, muitos deles ícones da gastronomia gaúcha. Ao gerar esse tipo de negócio, a Expobento cumpre um relevante papel social na comunidade onde está inserida, retribuindo todo o apoio e acolhida que recebe da população, da iniciativa privada e dos poderes públicos. Estamos fortalecendo um ciclo de retornos positivos que favorece a todos”, sintetiza o diretor geral da ExpoBento 2018, Leocir Glowacki.

Incentivo aos pequenos negócios
O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (SDR), é uma iniciativa que valoriza o trabalho dos pequenos produtores locais e incentiva seu viés empreendedor, contribuindo fortemente para o desenvolvimento econômico e social da região. Atualmente, há 20 agroindústrias bento-gonçalvenses inclusas no programa.
“A agroindustrialização da produção realizada pelos agricultores familiares é uma importante alternativa de geração de renda no meio rural. Processar e comercializar a própria produção torna as famílias independentes dos complexos agroindustriais. Neste tipo de empreendimento, os agricultores são os protagonistas do processo, passando a atuar em toda a cadeia produtiva. Além disso, promovem a descentralização e a diversificação da produção e o desenvolvimento local, fortalecendo os valores culturais, a sustentabilidade ambiental e oferta de produtos diversificados e de qualidade à população”, explica o secretário da SDR, Tarcisio José Minetto.

Embrapa lança livro
Prova de que a agroindústria está em ascensão no Brasil foi o lançamento da Embrapa na última semana, em âmbito das comemorações do aniversário de 45 anos, da coleção Sistematização de Experiências – Métodos de Transferência de Tecnologia, Intercâmbio e Construção do Conhecimento. A segunda obra “Agroindústria na Agricultura Familiar: Formação de Multiplicadores em Boas Práticas de Fabricação de Alimentos” de autoria da equipe da área de transferência de tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos, trata do tema.
“O livro é um resumo da ação do projeto Capacitação em Boas Práticas de Fabricação em Agroindústrias Familiares, liderado por Fénelon Nascimento, com a equipe da TT e parceiros internos e institucionais em 23 estados de 2006 a 2012 e que deu base a atividades que perduram, como o AgroFonte”, conta o pesquisador Rodrigo Paranhos.
Os livros da coleção são resultado da iniciativa da Embrapa, utilizando uma metodologia originada de sistematização de experiências em educação e agroecologia por ONGs. Foram treinadas 60 pessoas no método adaptado à pequenas indústrias familiares. Como parte do processo, aqueles que foram capacitados, teriam que aplicá-lo à iniciativas das Unidades ou territórios de origem e promover a sistematização de uma experiência de projeto, com o envolvimento dos participantes e recurso aos registros e documentos dos processos. “É um método interessante que poderia ser aplicado a outros projetos, de modo promover o aprendizado com a prática, preservar os conhecimentos gerados e a memória dos projetos”, aponta Rodrigo. A Embrapa Agroindústria de Alimentos vem desenvolvendo ações ligadas à agroindústria familiar desde o final dos anos 1990.
O livro digital pode ser acessado no endereço eletrônico: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/176476/1/COLECAO-SISTEMATIZACAO-EXPERIENCIAS-vol-2.pdf.