Prêmio Salão Design premiará projetos mobiliários em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
Os participantes poderão realizar às inscrições do dia 05 de junho a 07 de setembro

Na terça-feira (02), foram abertas as inscrições para o Prêmio Salão Design, 2020, que é a premiação brasileira de design imobiliário. Este ano será a 23ª edição, trazendo como tema “O Design Conta Histórias”, homenageando o design de móveis no Brasil através da história dos designers e de suas criações. Nomes como Zanine Caldas, Sergio Rodrigues e Paulo Mendes da Rocha aparecem na campanha de comunicação, ao lado de vencedores das edições anteriores do prêmio.
Uma mudança no regulamento foi realizada no que tange a tipologia de produtos que podem concorrer ao prêmio. Durante a edição deste ano não haverá categorias para acessórios e iluminação, podendo ser inscritos apenas projetos de mobiliário. Serão cinco categorias, agora chamadas de desafios: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2020; Desafio do Uso do Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivistas.
O evento contará com o patrocínio de Berneck e Interprint do Brasil, o Prêmio Salão Design 2020 receberá inscrições de profissionais e estudantes brasileiros e estrangeiros até o dia 05 de setembro. O modelo de avaliação dos projetos inscritos também mudou. O diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, explica que serão 10 jurados, divididos em dois grupos. Os primeiros cinco convidados farão a avaliação técnico-funcional das peças gráficas inscritas. Na segunda etapa eliminatória, outros cinco jurados farão a avaliação estético-criativa dos produtos finalistas e o anúncio dos vencedores.
O diretor do prêmio afirma que a mudança possibilitará uma avaliação de viabilidade técnica bastante detalhista logo na primeira etapa. Por tal, foram convidados especialistas em processos produtivos, entidades representativas do design e acadêmicos. “Já para a segunda etapa, a ideia é trazer para os produtos finalistas um olhar mais conceitual”, Eduardo Nuncio. A composição da comissão julgadora será divulgada até o final do período de inscrições.

Prêmio Salão Design
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) promove o Prêmio Salão Design desde 1988, a premiação nasceu no maior polo moveleiro do país para atender às demandas de inovação do setor. Em sua trajetória de 30 anos, já são quase 15 mil projetos inscritos. Essa edição terá cerimônia de premiação e mostra dos vencedores na feira Movelsul Brasil, em março de 2020, em Bento Gonçalves (RS). Depois, os premiados da edição ainda participam de exposição na High Design Home & Office Expo de 2020.
Os candidatos devem conferir o regulamento do Prêmio, que este ano trás importantes mudanças, como alterações de categorias. O download do regulamento poderá ser feito através do site: www.salaodesign.com.br.