Prefeitura encerra contrato com Fundação Araucária e fecha acordo com quatro outras empresas

2015-04-10_190211

No final de abril a prefeitura de Bento Gonçalves encerrou o contrato com a Fundação Araucária que, por seis anos ficou responsável pela contratação de todos os terceirizados da área da saúde do município. Segundo o Secretário de Saúde, Diogo Siqueira, há mais de um ano este processo de desligamento da fun dação havia sido iniciado.
Um dos principais motivos do encerramento do contrato com a fundação terceirizada, segundo Siqueira, foi a dificuldade na gerência dos 470 funcionários terceirizados. Diogo revela que a secretaria da saúde chegou a ter 850 funcionários, entre concursados, terceirizados e contratados por esta fundação.
O governo municipal firmou compromisso com quatro empresas, cada uma responsável por uma área específica da saúde. Os contratos para higienizadores – iniciado em abril -, motoristas do Samu e médicos são temporários e valem por seis meses, devido a judicializações dos editais.
Já os contratos de motoristas do Samu e dos cerca de 150 médicos terceirizados iniciaram no primeiro dia de maio.
“Precisávamos fazer a mudança por uma questão de gestã, e não política. A população não quer saber qual a empresa que vai trabalhar, quer atendimento, serviço. O que não pode acontecer é a a interrupção do atendimento. Foi um trabalho complicado com muita gente envolvida no processo. Mas agora vai facilitar o gerenciamento da secretaria de saúde.”
Um ponto reafirmado contantemente pelo Secretário de Saúde de Bento Gonçalves pelo secretário foi a dependêbncia de uma única empresa prestadora “Vamos ter maior facilidade para gerenciar e vamos diminuir custos. Neste ano já não houve greve de funcionários. Conseguimos manter 2017 sem dívidas. Reativamos consultas com especialistas”, salienta.
“Chegamos a pagar R$ 2,7 milhões somente em mês para a Fundação Araucária, e no último mês repassamos R$ 1,5 milhões. Nossa ideia é reduzir ainda mais o valor com as novas empresas e o novo formato. A médio e longo prazo vamos ter um benefício grande e quem sai ganhando é a população”, garante.

A situação do Samu
A prefeitura aguarda uma decisão do Tribunal de Justiça, em Porto Alegre, para dar prosseguimento ao processo licitatório para terceirizar totalmente o Samu em Bento. Atualmente, o serviço funciona com técnicos em enfermagem e enfermeiros servidores. A manutenção dos equipamentos é paga pela prefeitura. Com a terceirização, todos os profissionais serão contratados por uma empresa, que também será responsável pelos serviços de manutenção. Os servidores que atuam no serviço serão remanejados para outras áreas da saúde.

Comunidade Terapêutica
Tem um contrato pra gerenciar a comunidade terapêutica. Um monitor, coordenador administrativo da comunidade, uma psicóloga que vai fazer um trabalho especifico para manutenção dos internos que são usuários de drogas e álcool na comunidade. Fizemos o contrato porque precisávamos uma especificidade especifica para os internos. O contrato também começou no dia 1º.

Samu
Outro contrato é apenas para motoristas do Samu. Não tem nenhum motorista habilitado no quadro de concursados. Tem motorista de ambulância e normal, mas conforme o secretário, nenhum para o Samu. É um contrato emergencial também. Tem uma licitação maior do Samu.

Higienização
37 funcionárias fazem parte do contrato. Começaram ainda no mês de abril. É pelo período de seis meses.

Médicos
Os contratos dos médicos também valem por até seis meses. Cerca de 150 médicos terceirizados começaram a trabalhar na última terça-feira, dia 1º.

 

*Secretário de Saúde, Diogo Siqueira