Prefeitura de Quaraí lança campanha “só tenha os filhos que puder criar”

2015-04-10_190211

A prefeitura do município de Quaraí, com 23 mil habitantes, lançou uma campanha que viralizou na internet nesta semana. Intitulada “Só tenha os filhos que puder criar”, a ação conta com outdoors espalhados pela cidade com fotos de uma criança e uma frase de impactante: “Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos! #AEscolhaÉSua”.
A secretária municipal da Saúde de Quaraí, Fabiana Saldanha, em entrevista a um veículo de comunicação da capital, afirmou que o objetivo da campanha é “chocar os moradores” e fazê-los debater o planejamento familiar. Mesmo tendo sida lançada ainda em novembro de 2017, a ação teve repercussão apenas agora. “O planejamento familiar não é tratado como deveria. Não é só questão de pobre poder ter filhos. Tem a questão emocional. Já foi o tempo em que diziam que onde come um comem dois. Um filho requer atenção”, acrescentou Fabiana na entrevista.
Nas redes sociais, os comentários se dividiram entre positivos e negativos. “E no dia das mães me chega esse absurdo. Quaraí, uma cidadezinha do RS faz campanha fascista sobre quem pode ou não ter filhos”; “Sou favorável, se a pessoa não está em condições de ter filhos (jovens de 15 a 19 anos) que estão desestruturados, sem emprego, sem ter condições mínimas de criar uma criança, tome todos os cuidados possíveis, na minha visão a campanha não esta banindo ninguém de ter filhos, só está alertando”.