Preço do combustível nas refinarias tem novo aumento

2015-04-10_190211
Aumento deve chegar nas bombas para os consumidores

A Petrobras comunicou o aumento do preço do combustível nas refinarias a partir da última terça-feira (22). Com a decisão, o litro do combustível passará dos atuais R$ 1,5308 para R$ 1,5491, um aumento de 1,19%, o terceiro de 2019.
A Petrobras adota essa política de reajuste dos preços desde julho de 2017. De acordo com a metodologia, as mudanças podem acontecer mais frequentemente, inclusive todos os dias, e refletem os preços praticados nos mercados internacionais e a cotação do dólar. A recente alta do petróleo e a desvalorização do real frente à moeda norte-americana motivaram, segundo a estatal, o reajuste no preço da gasolina nas refinarias.

Como esse aumento chega ao consumidor
De acordo com cálculos feitos pela própria Petrobras, os valores praticados nas refinarias equivalem a 26% do preço pago pelos consumidores nos postos. Outros 47% são formados basicamente por tributos. Destes, 31% correspondem ao ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), recolhido pelos estados, e outros 16% são relativos à Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) e ao PIS/Cofins, de competência da União.