A praticidade para cuidar do jardim corretamente

2015-04-10_190211

Cuidar do jardim parece simples, mas como todas as coisas também tem seus segredos. Para te ajudar a se preparar para cuidar das suas próprias plantinhas, seja no quintal de casa ou na varanda do apê, resolvemos preparar um post com algumas dicas práticas e úteis. Assim você consegue ficar por dentro do que precisa saber para entrar de cabeça neste hobby delicioso em plena primavera.
Antes de começar, é importante ter em mãos todas as ferramentas necessárias para mexer no jardim, então anota aí: luvas de jardinagem, tesoura de poda, pá, garfo, faca afiada e regador são itens simples e indispensáveis para quem sonha em cultivar alguma coisa em vasos ou no quintal. Depois de reunir as ferramentas necessárias, avalie e faça um levantamento das características do lugar onde você irá plantar. Condições do solo, ventilação e horas de sol/sombra são importantes para saber quais plantas são mais indicadas para seu espaço.
Existem plantas de meia sombra que vão super bem em varandas e jardins de inverno, mas também existem várias outras espécies que precisam de uma grande quantidade de sol para se desenvolverem fortes e saudáveis. Pesquise em sites especializados como o O Jardineiro, peça ajuda ao Google ou até mesmo a algum jardineiro para te auxiliar na busca por estas informações. Depois disso, faça uma lista com as plantas compatíveis com as condições do seu jardim/varanda e analise qual delas você deseja ter em casa.
É necessário readubar as plantas, principalmente as que foram colocadas em vasos, para que a terra não fique pobre e prejudique o crescimento da sua verdinha. Preste atenção na hora de fazer a rega, tomando cuidado com o o excesso de água, que é super prejudicial e apodrece a raiz. Outro detalhe importante: regue suas plantas de manhã bem cedo ou a noite, nunca em sol forte.