Práticas sustentáveis na agricultura para preservação e conservação do solo e do meio ambiente

2015-04-10_190211

O solo é um recurso natural não-renovável que, devido à forte urbanização da sociedade, crescimento da população e do padrão de consumo-mercado, está sendo exigido acima da capacidade de recomposição.
Com o cenário global atual surge desafio de produzir alimentos suficientes para toda a população, estimada em 9 bilhões de pessoas até 2050 e ao mesmo tempo preservar e conservar os solos e o meio ambiente.
Descarte correto de embalagens
É a correta destinação final às embalagens vazias dos agrotóxicos utilizados na agricultura. O agricultor deve lavar (tríplice lavagem ou lavagem de alta pressão), inutilizar as embalagens e entregar a uma unidade de recebimento indicada pelo revendedor na nota fiscal. As indústrias devem retirar as embalagens nas unidades de recebimento e dar correta finalização (incineração ou reciclagem).
Controle das queimadas
Apesar da facilidade da utilização das queimadas para limpeza de áreas recém desbravadas, seu uso deve ser condenado, pois acarreta muitos prejuízos, como a queima da matéria orgânica e volatilização do nitrogênio, o que diminui a fertilidade do solo. As áreas submetidas a queimadas sucessivas tornam-se cada vez mais pobres, o que causa a consequente degradação do solo.
Adubação verde, química, orgânica e calagem
A Adubação verde, Consiste na incorporação de plantas especialmente cultivadas para este fim ou restos de plantas forrageiras e ervas daninhas ao solo, sendo esta uma das formas mais baratas e acessíveis de se repor a matéria orgânica no solo, melhorando suas características físicas e estimulando os processos 6 Práticas de Conservação de Solo e Água químicos e biológicos. A adoção da adubação verde proporciona aumento na infiltração e retenção de água no solo, o que é importante do ponto de vista conservacionista, além de ocasionar melhoria na fertilidade do solo. Para este tipo de prática geralmente são cultivadas plantas forrageiras – que podem ser aproveitadas pelos animais e leguminosas , que são responsáveis também pela fixação de nitrogênio no solo. As principais culturas utilizadas nessa prática são milheto, sorgo, mucuna-preta, feijão-caupi, leucena, entre outras.
Já a adubação química, orgânica e calagem, são necessárias para repor regularmente os nutrientes retirados pelas culturas, de forma a manter um nível adequado desses elementos, uma vez que solo quimicamente pobre ocasiona a queda de rendimento das culturas e consequentemente redução no nível de proteção do solo. O uso de esterco ainda auxilia na melhoria das características físicas do solo. O uso de calcário deve ser feito sempre que o pH do solo estiver muito baixo, pois a acidez excessiva prejudica a absorção de muitos elementos essenciais para o desenvolvimento das plantas.
Manejo integrado de pragas
Implantado no país há 40 anos, o MIP é uma técnica que consiste em manter as pragas abaixo do nível em que causam danos econômicos para as lavouras. O controle é feito por diversas formas : por meio de insetos, uso de feromônios, retirada e queima da parte do vegetal afetada, adubação equilibrada, poda e raleio etc. O manejo é uma alternativa proposta pela comunidade científica para diminuir o uso de agrotóxicos, que torna os insetos mais resistentes e causam contaminação dos alimentos e do lençol freático quando aplicados indiscriminadamente.