Prática esportiva em meninas de 6 a 10 anos reduz sintomas de TDAH

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A atividade física pode melhorar o comportamento e a atenção de meninas, segundo pesquisa com 1.997 crianças

O estudo, publicado em setembro de 2020, contou com a análise de 1.997 crianças na pesquisa conduzida pela Universidade de Montreal, no Canadá. Destas, 991 eram meninas e 1.006, meninos. O primeiro passo foi a aplicação de um questionário aos pais com perguntas sobre a prática de atividades extracurriculares com professores ou instrutores, isso quando as crianças tinham seis anos de idade. A próxima ação foi perguntar aos instrutores das crianças com 12 anos a respeito do comportamento durante a realização das atividades.

Com os dados em mãos, os pesquisadores da universidade canadense fizeram associação com os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), responsável por atrapalhar a criança na habilidade de processar informações e no aprendizado escolar. O resultado mostrou que meninas que praticam esportes regularmente melhoram seus sintomas em relação a garotas que participam de forma irregular.

A razão, segundo os estudiosos, é que a prática esportiva melhora a concentração e o relacionamento com colegas, questões fundamentais em um tratamento de jovens com TDAH. Portanto, de uma visão de saúde pública, esporte tem potencial de ser positivo, sem rotular e inserindo abordagens que promovem um bem-estar psicológico.

As diferenças do diagnóstico de TDAH em meninos e meninas

Os especialistas explicam que em meninas, a melhora do comportamento e concentração com a prática de esporte é mais significativa porque em muitos casos a TDAH não é diagnosticada ou é identificada de forma tardia, já que seus sintomas muitas vezes não são notados ou são mais tolerados em casa e na escola. Há uma maior prevalência de manifestações disruptivas de comportamento em garotos. Consequentemente, garotos tendem a receber medicamentos mais cedo e os benefícios da prática esportiva acabam sendo mais sutis.