Praça Centenário e terrenos baldios em área central com lixo são foco de animais peçonhentos e dengue

2015-04-10_190211

Apesar de inúmeras denúncias de moradores e órgãos de comunicação, a Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves não apresenta resultados a respeito dos terrenos baldios e praças devido ao acúmulo de lixos e recipientes propícios para mosquitos transmissores de doenças e outros animais peçonhentos. A reportagem da Gazeta circulou pelas ruas centrais do município para registrar a situação dos terrenos e praças da cidade.

Rua Paraná, 523

Em um terreno baldio localizado na rua Paraná, foi encontrado papéis, garrafas, carteiras de cigarro, cesto, roupas e mato alto e água empoçada em recipientes diversos. O terreno fica em uma região cercada por casas e prédios no bairro Humaitá.

Rua Paraná, 158

Localizado num estacionamento ao lado do mercado Grepar também no bairro Humaitá, qualquer pedrestre pode depar-se com lixo na calçada tomada pelo mato. Itens como pacote de biscoito, garrafa de refrigerante e até uma calota de carro foram encontradas.

Rua General Vitorino, 144

Próximo ao supermercado Nacional, num terreno baldio foram encontradas muitas garrafas pet espalhadas, além de carteiras de cigarro, sacos com alimentos e embalagens de biscoito jogados no chão.

Carlos Dreher Filho, 333

Também neste endereço foram encontrados mato muito alto, recipiente de bebidas, embalagens de pasta de dente, carteiras de cigarro, roupas, sacolas e cabo de vassoura jogado no meio do mato.

Praça Centenário
Em meio aos habituais consumidores de drogas, em plena luz do dia ao lado de bancos, escolas e feira livre foram encontrados de lixos, plásticos diversos espalhados e embalagem de picolé soltas no chão.

Consequências
O lixo depositado nas ruas, a céu aberto, atrai ratos, baratas e moscas e animais peçonhentos, que pode trazer doenças à população.Com a grande incid~encia de chuvas de verão os resíduos permitem o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue.

Vigilância Ambiental
Ciente das denúncias e da situação dos terrenos em área central do município, a Vigilância Ambiental, juntamente com a Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves, alega- novamente – que, ainda, “estão separando as denúncias , já que nesta época a demanda de denúncias é muito grande, e isso pode fazer com que a atuação demore um pouco”.
Em suma: os vigilantes sanitários cumprem tabela visutando escritórios para conferir se os pratinhos dos vasos estão sem água, como foi feito , em duas oportunidades,em menos de três meses na redação da Gazeta, que passou com louvor, pois adota vaso auto-irrigáveis.