Possíveis tecnologias que podem revolucionar nossas vidas no futuro

2015-04-10_190211

Nossa relação com a tecnologia tem sido cada vez mais intensa e fluida no dia a dia. Ainda existem pessoas que não são – ou não se sentem – dependentes de smartphones, por exemplo, mas elas são minoria. A tecnologia estará cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, modificando e impondo comportamentos, gostos etc. Ian Pearson, um futurista que tem recorde de 85% de aprovação conta suas predições, quais as novas tecnologias que podemos esperar em 2050 e de que forma elas modificarão o jeito como vivemos. Ele fez algumas predições:

Drones: método de entrega

Atualmente o maior problema para que os drones finalmente comecem a fazer entregas é a legislação, mas o futurista aponta que até 2018 eles serão usados para entregas em hospitais, por exemplo. No entanto, ele afirma que este tipo de serviço não será largamente utilizado para muitas tarefas, como entrega de pizzas, por exemplo.

Viagens com o Hyperloop

Vimos que o Hyperloop One, o trem supersônico do Elon Musk, já está sendo produzido e testado nos Estados Unidos. Pearson afirma que daqui cinco ou seis anos poderemos ver este tipo de sistema funcionando para transportar pessoas entre as cidades. Parece que os filmes de ficção estão realmente começando a acontecer.

Naves espaciais para Marte

CEO da Tesla Elon Musk, que quer mandar pessoas para lá em 2024. Enquanto pessoas já se preparam para uma viagem sem volta até Marte, Ian Pearson aponta que em 2030 viagens para o planeta vermelho já serão possíveis. Isso também é um bom sinal para o para o CEO da Tesla Elon Musk, que quer mandar pessoas para lá em 2024.

Inteligência Artificial

Máquinas como as representadas no filme “Ex-Maquina” – com consciência própria – por exemplo, poderão ser uma realidade em 2025. O futurista explicou que é bastante factível que os computadores ganhem essa característica se não em 2025 ainda mais cedo, em 2020. “O Google DeepMind ainda não chegou lá, mas eu tenho certeza que ao longo do caminho, por volta de 2020, seus computadores se tornem super-humanos e acabem tendo consciência.”, ele disse. “Isso seria o começo do fim, literalmente”.

Realidade Virtual vai substituir os livros

“Você pode levar os estudantes para um ambiente no passado e mostrá-los o que está acontecendo, como assistir a uma batalha”, disse Ian. Ele explica que será mais fácil explicar determinado assunto se o estudante estiver vendo ele acontecer. A Google já possui um aplicativo chamado “Google’s Expedition” que permite que estudantes visitem locais como a grande barreira de coral, com o uso de realidade virtual.

Próteses: novas habilidades

A produção de próteses ficará tão boa e avançada em dez anos que elas poderão realmente dar “novas habilidades” para as pessoas. Este ano, James Young, um jovem biólogo científico em Londres, de 25 apenas anos, acrescentou um drone à prótese de seu braço. Então, daqui a uma década, Pearson afirma que as próteses estarão tão avançadas que as pessoas irão se sentir bastante confortáveis em unir tecnologia a seu próprio corpo. Ele deu um exemplo de que as pessoas podem escolher ter um implante cibernético que possibilite que suas pernas sejam mais fortes.

Roupas com poderes super-humanos

Também em uma prospecção de 10 anos, o futurista diz conseguir ver que as roupas poderão dar novas características às pessoas, sugerindo que existirão calças do tipo leggings que tornarão os atos de correr mais fáceis. Outra sugestão é que um traje parecido com o do homem aranha, com polímeros em gel que aumentem a força, seja criado por essa época.