Porquinho da índia toma banho? Claro que sim!!!

2015-04-10_190211
Seu roedor deve ser acostumado a tomar banho desde filhote, caso contrário, poderá ser traumatizante um banho em fase adulta

Se você é tutor de um pequeno roedor já deve ter notado que, assim como os gatos, esses pets também têm o hábito de se limpar com a própria língua. Autocuidados do tipo podem ser suficientes para algumas espécies. Enquanto que para outras é preciso que a gente dê uma mãozinha. Confira dicas de como dar banho em porquinho da Índia!

Por que porquinhos da Índia podem precisar tomar banho
Muita gente fica na dúvida se pode dar banho em porquinho da Índia, afinal, a maior parte dos roedores domésticos cuida da própria limpeza sem a ajuda dos humanos. O problema é que os pelos tendem a embolar e acumular objetos, já que vive em gaiolas.

Qual é melhor: banho em casa ou no pet shop?
Não é difícil encontrar tutoriais na internet com tutores dando banhos em seus bichinhos. Mas, antes de seguir o passo a passo de um deles, saiba que, nem todo mundo pode dar banho em porquinho da Índia com sabonete e outros produtos comuns.
Além disso, os equipamentos de pet shop também podem atrapalhar essa tarefa. Por serem presas da natureza, tendem a se assustarem facilmente. O barulho do secador convencional, por exemplo, é extremamente estressante e assustador para os porquinhos da Índia. No entanto, o uso do equipamento é fundamental, já que deixar os pelos do pet molhados pode resultar em fungos e outros problemas de pele.
O melhor, portanto, é levar seu pequeno roedor para tomar banho em um pet shop que tenha técnicas de secagem rápidas e silenciosas. Lembrando que você deverá procurar um local com profissionais que tenham experiência em dar banho nessa espécie de roedor. E sempre marcar um horário com antecedência para evitar o encontro deles com outros pets que são seus predadores, como gatos e cachorros. Você não quer seu amiguinho apavorado, não é mesmo?

Se você pega muito ele no colo, banhos regulares são recomendados, já que a pele fica oleosa mais rapidamente

De quanto em quanto tempo o porquinho da Índia deve tomar banho
Quanto à frequência dos banhos de porquinhos da Índia não existe uma regra. O banho deve ser realizado conforme a necessidade do pet. Por exemplo, se você pega muito ele no colo, banhos regulares são recomendados, já que a pele fica oleosa mais rapidamente.

Higiene do porquinho da Índia: mais dicas e cuidados
Desde que seja feito com cuidado, o banho pode ser um grande aliado da higiene do porquinho da índia. Mas ele não é a única medida necessária para manter esses pets limpinhos e saudáveis. Confira mais algumas dicas de higiene:
Faça a escovação regular da pelagem. Isso ajuda não só na limpeza, mas também evita o embolamento e a formação de bolas de pelo gastrointestinais.
Mantenha o substrato sempre limpo e sequinho, removendo-o e fazendo trocas sempre que ele estiver sujo, úmido ou com cheiro desagradável.
Ao levar o pet para tomar banho em um centro de estética capacitado, lembre-se de pedir para que eles verifiquem e cortem as unhas do bichinho. Quando não estão devidamente desgastadas, elas também podem crescer demais.
Fique sempre atento à glândula sebácea, que se encontra no local onde ficaria a cauda do porquinho da Índia. Se notar qualquer alteração, leve o pet o quanto antes ao veterinário.
Acostume seu pet a tomar banhos desde filhote. O banho na idade adulta pode ser traumatizante para o bichano se ele não estiver acostumado.