Por que tantos gatos são listrados?

2015-04-10_190211

Talvez você nunca tenha parado para pensar em como os gatos conseguem suas listras, mas foi exatamente essa a pergunta que um grupo de pesquisadores fez em um estudo publicado  na revista científica Nature

O estudo, feito com gatos domésticos, identificou vários genes que trabalham juntos para dar aos gatos seus padrões de pelos. Os felinos que carregam uma versão de um gene chamado Taqpep acabam enfeitados com listras estreitas e escuras, enquanto aqueles com uma versão mutante do gene carregam espirais de pelo escuro.

Para investigar quais genes podem resultar nas diversas marcações nos pelos dos gatos, a equipe começou a coletar tecido descartado de clínicas que esterilizam gatos selvagens, inclusive alguns dos úteros ressecados de gatas que continham embriões inviáveis, que os pesquisadores examinaram em laboratório.O estudo menciona que o mecanismo de desenvolvimento responsável pelo padrão de cor ocorre no início do desenvolvimento, antes que os folículos capilares sejam formados e dentro das células que não produzem nenhum pigmento, mas contribuem para a estrutura do folículo piloso.

A equipe descobriu que, em embriões de 20 dias, vários genes envolvidos no crescimento e desenvolvimento de células repentinamente se ativam na pele, posteriormente destinados a engrossar e dar origem a folículos produtores de pelos escuros. Além dos gatos selvagens, o grupo quer estudar se os mesmos mecanismos também estão em ação em mamíferos parentes distantes, como zebras e girafas.