Por que  só o Brasil comemora o Dia das Crianças em 12 de outubro?

2015-04-10_190211

Não existe consenso no mundo, apesar da ONU reconhecer o dia 20 de novembro,data da aprovação  da Declaração Universal dos Direitos da Criança ( 1959)  e a Convenção Sobre os Direitos da Criança  (1989).

Na realidade foi   por um político em busca de “like” que surgiu esta data 1923.  Durante um evento, que o que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países  que discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento, um político notou a “comoção” provocada pelo tema.

Durante o no Congresso Sul-Americano da  Criança, ainda quando o Rio de janeiro era capital do país, o recém-eleito deputado federal Galdino do Valle Filho (1879-1961) propôs ( no ano seguinte)  uma lei instituindo, no 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil, que foi sancionada em 5 de novembro de 1924, pelo  então presidente da República Arthur Bernardes (1875-1955).

E, assim, foi criado o Dia das Crianças, mas não se iludam, pois diferentemente de outras datas para conscientização de minorias ou de indefesos,  como o dia do índio e dia dos avós, o dia da criança simplesmente celebra a criança, por ser criança.

Mas a data custou a pegar. Não havia feriado e o comércio, na época, não  prestava muito atenção no poder de influência de compras de uma criança.

Hoje o feriado, que é devido à  padroeira do país – Nossa Senhora Aparecida – é numa data muito esperada pelos comerciantes e  pouca participação nos cultos religiosos.

Origem do Dia das Crianças no mundo tem outra data

Em Genebra, no ano de 1925, foi proclamado o Dia Internacional da Criança durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança. A partir desse ano, a data dedicada aos pequenos passou a ser celebrada em 1 de junho, em vários países.

Por outro lado, a ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, já que nesse dia foram aprovadas a Declaração Universal dos Direitos da Criança e a Convenção Sobre os Direitos da Criança. Elas foram firmadas em 1959 e em 1989, respectivamente.

Embora não exista um “dia universal da criança”, confira abaixo outros países que também comemoram e em qual data e mês:

  • Alemanha – 20 de setembro
  • Argentina – 2º domingo de agosto
  • Austrália – 4ª quarta-feira de outubro
  • Canadá – 20 de novembro
  • China – 1 de junho
  • Estados Unidos – 1º domingo de junho (podendo variar de estado para estado)
  • França – 20 de novembro
  • México – 30 de abril
  • Portugal – 1 de junho