Por que procrastinamos tanto?

2015-04-10_190211

Todos sabemos o que precisa ser feito , mas não fazemos, e quando percebemos tudo está acumulado acumuladas e sobra irritação, ansiedade e um sentimento de culpa no final do dia parece. Parece que você enfrentou uma grande batalha e perdeu vergonhosamente.
Não desanime. Isso acontece com a maioria das pessoas. É muito comum essa sensação em ambientes de trabalho e que acabam se estendendo para a vida pessoal, gerando um grande ciclo de frustração.


Você sabe que seu cérebro trabalha por estímulo. Cada vez que vivencia algo prazeiroso , como uma comida deliciosa ou uma emoção, novos receptores neurais são criados, pedindo por mais. É aí que mora o perigo. Viciamos nosso cérebro em determinados tipos de sensações, que podem promover alegria, ou não.
Mas, quando você entrega uma tarefa e tem a sensação de missão cumprida e mesmo assim a procrastinação e o desânimo te impedem de entregar cada vez mais?
A procrastinação é um dos problemas mais comuns na sociedade atual. Aquela mania de deixar para mais tarde o que devia ser feito agora está presente em muitas vidas. E isso, invariavelmente, acaba por prejudicar carreiras, atrasar planos e afastar as pessoas da sensação maravilhosa de dever cumprido.
Você sabe por que procrastina? Na maioria das vezes, deixamos para depois as tarefas maiores e que entendemos ser mais complexas. Isso acontece, porque nosso cérebro foi programado dessa maneira. Nosso cérebro entende que é melhor processar as tarefas concretas, ou seja, as que podem ser resolvidas imediatamente.
Em tempos digitais, onde quase tudo está ao alcance de um botão, esquecemos de uma importante etapa do sucesso da produtividade: aceitar que há um processo até que se chegue ao resultado final.


E o que te impede de curtir a jornada? Falta motivação quando não há expectativas sobre o resultado!
Temos a tendência em entender que tarefas mais longas, de difícil execução, são menos tangíveis. Quando pensamos num projeto grande, por exemplo, o cérebro entende que trata-se de uma tarefa mais abstrata e, por isso, acaba por colocá-la em segundo plano.
Nossa mente acaba, então, priorizando as tarefas que podem causar a sensação de “dever cumprido” mais rápido. Por isso acabamos executando as tarefas do dia a dia mais rapidamente, sempre deixando pra depois os casos mais complexos, que podem nos trazer uma sensação de dever cumprido ainda maior.

 

Atitudes que afetam o seu corpo e a sua mente

Reclamar: lembra que o seu cérebro se vicia em estímulos? Quanto mais negatividade você insistir em enxergar ao seu redor, mais falta de ânimo vai surgir e mais motivos para continuar reclamando. O mesmo vale para amizades tóxicas, com pessoas que tendem a sempre ver o lado negativo das coisas, gerando influência no seu modo de ver a vida.
O conteúdo que você absorve: chegar em casa após um longo dia de trabalho e assistir notícias de tragédias ou filmes tristes não ajuda em nada. Ou também passar horas navegando nas redes sociais, sem se dar o devido descanso para estar consigo mesmo ou com amigos e família. Invista em lazer e em conteúdos inspiradores que te façam querer ser uma pessoa melhor, para si e para o mundo.
Falta de decisão: a dúvida e o medo são ladrões de sonhos e de tempo. Analise os benefícios e consequências de uma escolha, opte por alguma e sustente sua decisão.
Copo cheio: você recebe estímulos sensoriais durante o dia todo. Foque em ter momentos de silêncio. A meditação é uma poderosa ferramenta no combate à ansiedade e à exaustão.
E por último, encontre sua motivação: não duvide, questione. Quais são seus objetivos? O que te leva a acordar? Como você espera contribuir para a sociedade? Investigue os motivos de você estar fazendo o que faz e lembre-se disso diariamente. Caso não encontre nenhum, sua falta de ânimo na verdade é um grande convite para uma mudança de vida!
Todos os planos parecem mais fáceis de serem executados quando pensamos na conclusão dos mesmos e não na tarefa em si. Para começar a deixar de ser um procrastinador, portanto, é necessário mudar seu modo de pensar. A partir de hoje, foque seus pensamentos na conclusão do projeto ou na execução das suas ideias. Essa mudança de comportamento com certeza será a porta de entrada para uma nova fase em sua vida.

 

Pontos que podem ajudar muito a eliminar a procrastinação

Observe distrações que te impedem de executar as tarefas
Perca um tempinho identificando o que te tira a atenção. Quando souber quais são os gatilhos que mudam seu foco, ficará mais fácil seguir o planejado.

Motivação não cai do céu
Sentar a esperar a tal motivação para começar algum projeto é perder tempo à toa e dar chance eterna para a procrastinação. Você não precisa de motivação, precisa de disciplina. Fazer o que precisa ser feito é diferente de esperar vontade de fazer.

Se dê um prêmio para as tarefas que concluir
Nossa mente entende as recompensas e se esforça para consegui-las, então, sempre que você terminar uma tarefa, se dê uma recompensa. Pode ser um bombom, uma cerveja gelada ou aquele livro que você quer comprar há tempos.

Crie uma rotina
O hábito é o melhor aliado para vencer a procrastinação. Tenha horários fixos para levantar, para começar a trabalhar, para almoçar e para estudar, Defina na sua agenda que, de tal hora a tal hora, fará determinada coisa. E repita essa rotina até que ela esteja fixada em seu cérebro.

Faça alguma coisa
Sempre! Fazer alguma coisa é melhor que não fazer nada. Entenda que nada é pequeno. Tenha em mente que um pequeno passo, uma pequena entrega, uma pequena tarefa daquele grande projeto, é um grande passo para o todo.
Seguindo essas dicas, com certeza você pode começar a não deixar mais nada para depois. Aproveite que está motivado, cheio de vontade de sentir aquela sensação de dever cumprido e, mais que isso, de se recompensar por ter tirado os planos de papel.

 

Seis aplicativos contra a procrastinação

De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, levamos cerca de 23 minutos para focar em uma tarefa após nos distrairmos. O crescente excesso de informações nos obriga a definir limites.
Você pode lançar mão de uma série de truques para se concentrar em tarefas diárias. Desde ouvir música com fones de ouvido e até mesmo desligar o celular. Mas não se desespere há aplicativos que surgiram exatamente para afastar as distrações e delimitar prazos para as suas tarefas – ou objetivos. Reunimos abaixo uma lista com algumas indicações que pode ajudar você a focar mais.

Forest: Mantenha o foco
Este aplicativo lança uma espécie de game para manter você produtivo. Isso porque faz do seu foco uma metáfora para plantar uma semente na “floresta”. Com isso, você verá sua semente, gradualmente, crescer em uma árvore. Caso você deixe o aplicativo para checar outro app ou ainda uma mensagem no WhatsApp ou notificação no Twitter, a plantinha que você semeou morrerá e você terá de começar tudo de novo.
Para usar, você precisa criar uma conta e definir um cronômetro para iniciar uma tarefa. A aplicação também apresenta frases, digamos, inspiradoras para que você não ceda à tentação de fechar o app Forest e cair no buraco negro de uma rede social. “Não olhe para mim” ou “Desligue seu telefone” são algumas das frases motivacionais e, convenhamos, reservam certo humor. Há ainda recursos gráficos que ajudam a acompanhar o seu progresso durante a semana.
O app mantém uma parceria com uma ONG, a Trees for the Future, que ajuda a plantar árvores de verdade na África subsariana. Para isso, usuários podem gastar moedas virtuais que eles conquistam dentro do aplicativo.
Disponível para Android e iOS.

TimeTune
O app funciona como um gerenciador de tarefas e rotina e permite criar lembretes personalizáveis para você não se esquecer do que importa.
Os widgets também possuem aparência personalizável. Segundo os criadores do app, o TimeTune é útil para criar lembretes de tarefas diárias, calendário de alunos, gerenciador de horários, ferramenta para criar hábitos, otimizador de rotina ou planejador diário, e pode ser mais útil do que um calendário para tarefas rotineiras, pois não bagunça sua agenda.
Disponível para Android apenas.

Todoist
O aplicativo promete simplificar a criação de listas e gerenciar suas tarefas, das mais corriqueiras – como listas de supermercado e regar plantas – a projetos mais ambiciosos no trabalho ou nos estudos. Uma das vantagens é a sincronização do app com sua versão na web. Ele também permite integração com mais de 60 aplicativos, incluindo aí o Slack, Amazon Alexa e Dropbox. Há uma versão Premium que entrega mais recursos de gestão de tarefas e uma gratuita.
Disponível para Android e iOS.

Focus To-Do: Pomodoro Timer
A técnica Pomodoro é referenciada por muitos quando o assunto é produtividade. O nome escolhido se dá porque seu criador, o italiano Francesco Cirillo usou um cronômetro de cozinha com o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) para gerenciar o seu tempo. A técnica, criada nos anos 1980, se baseia na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.
O app Focus To-Do combina, portanto, um contador pomodoro com um gerenciador de tarefas. Você pode adicionar e organizar suas tarefas em listas, iniciar o contador e focar no trabalho ou no estudo. Além disso, é possível definir lembretes, prioridades e adicionar notas. Ao final, você poderá verificar o tempo gasto em cada tarefa e em cada projeto.
Disponível para Android e iOS.

FLIP – Tempo de Foco para estudo
O Flip também se inspira na técnica Pomodoro para ajudar usuários a focarem no que realmente importa. Ele funciona como um cronômetro e, de forma semelhante ao Forest, emite um alerta caso você toque no celular, contabilizando aí uma quebra de foco. Com essas informações, o app cria um relatório que mostra quanto tempo você ficou focado e quantas vezes perdeu para as distrações.
Disponível para Android

Any.do
O app é tido como um dos melhores gerenciadores de tarefas. Ele permite priorizar e sincronizar tarefas em tempo real entre o celular, computador ou web. Outro recurso útil para os distraídos é a possibilidade de programar lembretes. Ainda é possível compartilhar tarefas e listas com outros usuários do app.
Disponível para Android e iOS