Por que os cães arranham o local de dormir?

2015-04-10_190211

Os comportamentos dos animais de estimação chamam a nossa atenção, mas geralmente há uma explicação biológica por trás deles.

Assim como os humanos, os cães também têm seus próprios rituais na hora de dormir. Essa é a principal razão pela qual eles demoram tanto para se deitar para dormir.
Primeiramente, eles precisam preparar a cama adequadamente, seguindo alguns passos:

Instinto
Conforme já foi mencionado, os cães domésticos são evolutivamente relacionados aos coiotes, lobos ou raposas. Todos esses animais selvagens cavam tocas para criar seus filhotes.
Embora o cachorro esteja em um ambiente confortável e protegido, ele ainda pode arranhar o local de dormir. Em grande medida, isso pode ocorrer devido ao seu instinto de amaciar ou modelar o colchão.

Conforto
Assim como seus parentes selvagens arranham a área escavada para ajustá-la ao seu corpo, os cães também fazem o mesmo. Dessa forma, eles buscam deixar a área de descanso o mais confortável possível.
Os cães têm rituais curiosos para amaciar o local de dormir. Entre eles, observamos comportamentos como dar voltas sobre a cama várias vezes ou até mesmo bater nela com a cabeça.
Em outras ocasiões, eles podem realizar tarefas de nidificação, tais como coletar folhas ou musgo para levar para a cama. Isso pode ser uma indicação para a necessidade de outro cobertor ou colchão, a fim de observar se esse comportamento do animal diminui.

Marcar o território
Uma das características dos cães é o fato de que eles são animais muito territoriais. Por isso, apresentam um comportamento característico e executam ações de marcação.
Assim, eles reivindicam todos os espaços que consideram ser de sua propriedade. Embora a forma mais comum de marcação seja a urina, eles também podem arranhar a cama, escavando-a.
A razão por trás desse comportamento é o fato de que os cães têm glândulas sudoríparas nas patas. Através delas, eles liberam odores, com os quais marcam seu local de dormir.

Controlar
a temperatura
Outra explicação para arranharem o local de dormir pode ser a temperatura. Isso é mais comum quando o animal dorme do lado de fora da casa.
Alguns cães preferem cavar os próprios buracos para dormir, mesmo que tenham sua própria cama. O objetivo por trás disso seria a tentativa de se adaptar ao clima, seja para se aquecer ou se refrescar.

Chamar a atenção
Quando o cachorro arranha o local de dormir, se ficarmos prestando atenção nele, isso pode ser percebido como uma recompensa. Talvez o cachorro tenha aprendido que esse comportamento é positivo.
Dessa forma, o comportamento será repetido quando ele quiser a atenção do dono. Se isso ocorrer de forma pontual, não há problema, mas, se for algo habitual, é necessário averiguar se há problemas emocionais ou de interação com o animal.
Arranhar o local de dormir não é necessariamente um comportamento negativo. No entanto, é preciso avaliar uma série de considerações:
Algumas raças têm mais predisposição do que outras para esse comportamento. Entre essas raças estão os terriers.
Esse comportamento pode ser aprendido com outros cães da casa. Os filhotes geralmente imitam os cães adultos para se integrar ao grupo. Esse comportamento deve ser observado, pois pode ser um sinal de que o cachorro precisa de mais atenção. Se o cachorro começar a arranhar tapetes ou roupas de cama, é preciso deter esse comportamento.
Para isso, é possível fazer atividades físicas que deixem o animal exausto. Dessa forma, ele não vai gastar mais energia arranhando. Se o animal tiver a própria cama, adaptada ao seu tamanho e às suas necessidades, ele evitará esse comportamento. No mercado, existem várias opções que se adaptam a cada animal.
Em suma, os cães arranham o local de dormir por instinto. Trata-se de um comportamento adquirido de seus ancestrais não domésticos.