Por que não devemos obrigar as crianças a comer?

2015-04-10_190211

Há muito tempo e ainda hoje alguns pais tem o costume de obrigar as crianças a comer toda a comida que lhes servem no prato. Mas, é correto exigir isso deles?

Segundo especialistas não devemos forçar as crianças a comer, considerando que elas mesmas sabem quando precisam comer ou não. Pois, como todo ser humano elas também percebem quando precisam comer e quando é preciso parar. Porém, se elas são constantemente pressionadas para que terminem o prato, não estarão escutando seu próprio corpo, mas sim as imposições que lhes são feitas.

Segundo nutricionistas, os pequenos não devem receber insistência por parte dos pais a comerem algo que não querem, mais do que desejam ou mais rápido do que podem, pois se não só haverá resultados negativos.
Mas também, é importante que os pais tenham em conta que as crianças são, precisamente, crianças. São menores do que os adultos e por isso sua dieta é diferente. Principalmente, quando são menores. Seus estômagos são menores e por isso não se pode esperar que suas porções sejam do mesmo tamanho que as dos adultos.

Consequências
Grande parte dos pais acredita estar fazendo bem ao obrigar as crianças a comer algo que não gosta ou para que termine o prato por inteiro. Mas segundo especialistas isso não é a verdade, pois insistir com a criança pode causar rejeição em relação ao alimento que estão tentando fazê-la comer.
Por outro lado, se o pequeno continua comendo apesar de satisfeito estará consumindo mais alimentos do que precisa. E quando uma criança come mais do que precisa pode surgir problemas de sobrepeso.

Condutas a evitar
Ameaçar a criança de privá-la de alguma atividade que ela gosta; fazê-la se sentir mal; contar mentiras; pressioná-la; aterrorizá-la; maltratá-la psicologicamente;

O que fazer?
Dê-lhe tempo: cada pessoa come de uma maneira e em um ritmo. Até mesmo os pais devem ter ritmos diferentes pra fazerem suas refeições. É importante compreender isso e não pressionar a criança. Respeitar seu tempo para cada refeição fará com que ela se sinta mais tranquila e cômoda ao comer.

Oferecer alimentos novos pouco a pouco: as crianças devem assimilar e se acostumar com cada alimento novo. Se é oferecido muitos ingredientes novos em uma mesma refeição será mais difícil pra elas assimilarem. Farão isso melhor se for sugerido pouco a pouco novos pratos, sem forçá-los a comer algum se não aceitarem em primeira instância.

Evitar distrações: a hora de comer deve ser exclusivamente para isso. É preferível evitar a televisão e todo tipo de brinquedos. Dessa forma as crianças vão focar apenas nos alimentos.

Comer com a família: é importante que adquiram o hábito de comer junto com os outros membros da família. Colocá-la na mesa nos horários em que todos habitualmente comem melhorará sua relação com o entorno e com a alimentação. Lembre que a medida que vão crescendo querem se sentir incluídos e ser parte de tudo o que os pais fazem.

Dê o exemplo: se você quer que seu filho coma algo você também deve comer. Se tenta dar para a criança comer uma coisa que você não está disposta a comer também, vai ser difícil! Você deve mostrar à ela que o que está tentando fazê-la comer é delicioso e também lhe agrada.

Evite fazer caras de intriga ou preocupação ao dar um novo alimento: o melhor é tornar a experiência o mais natural possível. Se não a criança perceberá que algo não está bem e se alarmará, aumentando a probabilidade de rejeitar a comida.

Evite os doces e outros tipos de alimentos antes da hora de comer: se for permitido que a criança coma coisas antes do horário do almoço ou do jantar ela estará menos disposta a comer na hora certa. Se você oferece algo que não lhe é muito atraente será mais fácil rejeitar, visto que já comeu antes.

Lembre-se que cada um tem seu tempo, e respeitar o tempo da criança ajudará a construir uma relação melhor e oferecerá as ferramentas para que ela possa ter uma alimentação mais saudável.