Por que gatos ronronam?

2015-04-10_190211
O ronronar vem da contração e dilatação da glote, na região da laringe

Quem diz que gato não sabe demonstrar seu amor, certamente, não conviveu com esses pets. Muito carinhosos, os gatos sabem sim mostrar seus sentimentos de maneira única. É justamente enquanto recebem uma carícia, que, muitas vezes, os gatos fazem um barulho estranho, o clássico ronronar dos bichanos! Mas afinal, por que gatos ronronam?

O que é o ronronar?
O real motivo do ronronar dos gatos é algo que ainda intriga muitos tutores e mesmo estudiosos. Apesar disso, reconhecer esse som característico é uma tarefa bem mais fácil. Tanto é que, mesmo quem não convive com bichanos, costuma saber identificar o ruído. Você já se perguntou como os gatos fazem isso?
De acordo com estudos, o som sai da garganta do pet. O ronronar vem da contração e dilatação da glote, na região da laringe. Esse movimento faz com que o local produza uma liberação de ar, emitindo o barulho.

Comportamento primitivo
A razão pela qual gatos ronronam alto, muitas vezes, ainda causa dúvidas até mesmo em cientistas. No entanto, uma coisa é certa: eles aprendem a ronronar desde muito cedo. Alguns estudos indicam que com dois dias de vida os bichanos já conseguem emitir esse som.
Segundo algumas teorias, isso seria para chamar a atenção da mãe, facilitando a localização do filhote na hora de ela amamentar. Não à toa, acredita-se ser por isso que muitos gatos adultos ronronam na hora da refeição: associam o som ao ato de comer desde sua infância.

Todo gato ronrona?
A maioria dos gatos ronronam, mas nem todos. Especialistas acreditam que gatos que não tiveram a presença da mãe na primeira infância tendem a não ronronar. Como é um comportamento adquirido nessa fase, pets que não foram estimulados a ronronar desde cedo, possivelmente, não terão esse hábito durante a vida adulta.
Por isso, se seu bichano não emite o som característico, não se preocupe. Não é falta de afeto! O mais provável é que ele apenas não tenha aprendido a fazer isso.
Ah! E você sabia que o ronronar não é exclusivo dos gatos domésticos? Outros felinos, como o lince e o guepardo apresentam o mesmo comportamento. Já leões e tigres não ronronam, pois sua laringe possui estruturas diferentes e próprias para outro som: o rugido. Nesse sentido, estudiosos hoje dividem os felinos entre os que rugem e os que ronronam.

Afinal, por que gatos ronronam?
Como dito antes, na verdade, essa é uma pergunta que ainda intriga muitos estudiosos. Geralmente, o ronronar é associado a um sentimento de alegria e satisfação. Isso, porque é comum que os gatos ronronem no colo de seus tutores enquanto recebem um carinho.
No entanto, estudos mostram que nem sempre o “ronrom” é por prazer. O ronronar também pode indicar insatisfação, estresse ou até mesmo algum incômodo relacionado à saúde. Dentre os motivos mais comuns do ronronar do gato, podemos citar:
Satisfação: é a razão mais comum. Os gatos ronronam para demonstrar que estão felizes com um carinho;
Fome: muitos gatos ronronam quando estão com fome ou quando percebem que está na hora da ração. Estudiosos acreditam que isso está relacionado à infância do pet, pois quando é bebê, o gato ronrona para despertar a atenção da mãe e assim ser amamentado;
Comunicação: alguns estudos demonstram que o ronronar é uma maneira do gato se comunicar. O ronronar pode ser diferente e mudar de frequência de acordo com a situação. Assim, é fácil perceber a diferença de um ronrom de carinho para um de fome, por exemplo;
Cautela: o ronronar do gato também pode significar cautela ao entrar em um ambiente novo e desconhecido. Enquanto exploram o local, sempre com muito cuidado, é comum ouvir o chiado característico dos felinos,
Dor: alguns ronrons são ainda associados à dor. Gatos podem ronronar inclusive durante doenças graves. Alguns estudos associam o ronronar à cura. Segundo eles, a vibração deste som estimularia o sistema defensivo do bichano.

Sinais de atenção para saber por que gatos ronronam
Apesar de, na maioria das vezes, o ronronar ser um bom sinal, é bom ficar atento. É importante observar se, junto do ronronar, o pet esboça algum outro comportamento diferente do normal. O ronronar excessivo associado a outros comportamentos pode indicar alguma doença ou incômodo.
Caso observe algo fora do comum, leve o pet a um médico-veterinário para uma pesquisa mais detalhada.

Fonte: Petz