Por que gatos gostam de caixas?

2015-04-10_190211
Estudos associam a caixa como um objeto que promove segurança aos felinos

Os gatos adoram ficar em caixas, principalmente as de sapatos e de papelão. Esta preferência pode estar relacionada à vantagem de predação que a caixa pode proporcionar, além de outros fatores. Uma veterinária da Universidade de Utrecht, na Holanda, analisou uma pesquisa que observou por cinco décadas o comportamento dos gatos.
A conclusão foide que eles buscam conforto e segurança, por isso analisam a caixa sinônimo desses sentimentos. Claudia deu caixas a um grupo de gatos de um abrigo e não deu para um outro grupo de gatos. Os resultados revelaram que aqueles que ficaram com as caixas eram menos estressados e mais dóceis.
Outra análise é de que os felinos preferem fugir de um conflito do que encarar a briga. Portanto a caixa, em alguns casos, serve como refúgio social. A caixa, nessas situações pode oferecer um abrigo seguro para estes bichinhos de estimação.

Temperatura
De acordo com um estudo realizado em 2006 pelo Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos, gatos se sentem confortáveis entre 30 a 36 graus Celsius. Portanto, é por isso que é possível ver alguns gatos se esparramando no asfalto quente. A caixa de papelão nesse caso, serve como um bom isolante térmico, e assim os gatos procuram uma caixa para ficarem quentes e confortáveis.