Por que chocolate alivia tosse?

2015-04-10_190211

O poder do chocolate está em uma substância chamada teobromina. Segundo pesquisadores da Imperial College London, o ingrediente é capaz de suprimir a atividade do nervo vago, responsável por causar as tosses, e se mostrou quase um terço mais eficiente do que a codeína, uma das principais substâncias dos xaropes. Sem contar que, de acordo com os cientistas ingleses, a teobromina produz menos efeitos colaterais do que os tratamentos convencionais, que, em geral, deixam os pacientes sonolentos.
O chocolate pode ser ainda mais eficaz do que o consumo de mel com limão. Isso se dá pela textura do chocolate, que ajuda a proteger as terminações nervosas da garganta.
Mas antes de mergulhar de cabeça nesse tratamento, fique atento. É preciso cautela no consumo, pois ele pode piorar os sintomas em alguns casos.
Tosse causada por refluxo gastroesofágico é exemplo de quadro que tende a não responder bem ao consumo de chocolate. O chocolate só funciona bem em tosses causadas por irritação das vias respiratórias. Tipo de tosse que é acompanhada por corizas, nariz entupido, dor no corpo, mal-estar e febre. Já as tosses ligadas a refluxos são mais secas, acontecem com mais frequência na parte da manhã e, em geral, estão relacionadas ao exagero na ingestão de certos tipos de comidas e bebidas. Mas, na dúvida, segue a recomendação padrão: procure um médico.
Aos pacientes com tosses causadas por irritação respiratória e liberados a comer chocolate, cuidado com os exageros. Não é preciso comer uma barra toda para que se tenha o efeito esperado. Basta comer pequenos pedaços umas 3 vezes ao dia.
Além disso, não é todo tipo de chocolate que ajuda.
A regra é: quanto mais cacau, melhor, portanto, opte pelo chocolate amargo. Já com relação ao formato, as barras ganham da versão líquida.