Polo moveleiro recupera índices de emprego pré-pandemia

2015-04-10_190211

Depois do impacto inicial da crise do coronavírus, as vendas de móveis confirmam sinais de retomada no comércio do Rio Grande do Sul. Em outubro, o volume de negócios subiu pelo sexto mês consecutivo. Na comparação com igual período de 2019, a alta chegou a 19,9%. Foi a maior elevação entre os grupos de produtos pesquisados, dentro do varejo, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na fase inicial da pandemia, em abril, as vendas chegaram a desabar 39,9% no Estado, em meio à paralisação de lojas. Na sequência, os negócios avançaram com a reabertura gradual da economia e mudanças de consumo geradas pelo isolamento social. Ao ficar mais tempo em casa, parte dos consumidores resolveu direcionar recursos à aquisição de itens para mobília, indicam empresários.
A alta no volume de vendas no varejo do segmento de móveis, apontada pelo IBGE, repercute na retomada das contratações. Segundo dados do Novo Caged, o setor moveleiro já superou o saldo de postos de trabalho do início de 2020. A variação positiva no Rio Grande do Sul é de 3,3% em relação ao início do ano. No polo de Bento Gonçalves, a geração de empregos é ainda mais forte. A taxa de crescimento dos postos de trabalho no setor moveleiro é superior à do Estado e do país. Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, que compõem o polo moveleiro da região, encerraram o mês de outubro com 6.169 empregos diretos, alta de 4,4% em relação ao início do ano.
Apesar da melhora ao longo dos últimos meses, os negócios ainda estão no vermelho no acumulado do ano. Conforme o IBGE, o volume de vendas de móveis teve queda de 1,8% entre janeiro e outubro. No cenário do quarto trimestre, há uma combinação de possíveis estímulos e riscos. O 13º salário e as festas de final de ano costumam aquecer a demanda por mercadorias diversas no comércio.
O certo, até o momento, é que a melhora nas lojas causa reflexos positivos para a indústria moveleira, com grande atuação na Serra.
No acumulado de janeiro a outubro, o faturamento das fábricas de móveis subiu 4,1%, em termos nominais, no Rio Grande do Sul. O dado consta em balanço da Associação das Indústrias de Móveis do Estado (Movergs).