Polícia Civil de Bento Gonçalves adere à greve e apenas ocorrências graves serão registradas

2015-04-10_190211

Casos de menor gravidade devem ser registrados pela delegacia on-line, veja

Policiais civis de Bento Gonçalves aderiram à paralisação estadual organizada pela Ugeirm – Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, para defender os direitos da categoria e o pagamento dos salários. Desde a manhã desta quarta-feira (13) até as 18 horas desta quinta-feira (14), somente casos graves serão atendidos no plantão policial, como Maria da Penha com pedido de medidas protetivas, crianças vítimas, homicídios, estupros, prisões em flagrante, com análise da autoridade policial; e furto ou roubo de veículos. Quem passa pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves, ao chegar no local encontra diversos cartazes na fachada informando sobre a paralisação, dentro do prédio agentes explicam a situação e orientam a busca por atendimento. De acordo com alguns policiais da DPPA , todos que chegam ao local entendem a paralisação e tem manifestado apoio.

A entidade ainda recomenda que, nesses dois dias, sejam suspensas diligências externas, investigações, confecção de inquéritos e termos circunstanciados e não haja circulação de viaturas, assim como não sejam remetidos procedimentos ao Judiciário. A mobilização tem como objetivo chamar a atenção para o pacote de reforma estrutural proposta pelo governo estadual. Segundo o sindicato, a proposta do governo desestrutura o serviço público como um todo, reduz o salário da categoria na medida em que aumenta a alíquota da previdência para aumentar o fluxo de caixa. Hoje a categoria paga 14% de contribuição previdenciária e, segundo a Ugeirm, é a segunda maior alíquota do país e o governo quer aumentar o valor para 16% até 18%.

Delegacia online é alternativa
Para quem precisa registrar ocorrência de algum crime ou situação, a delegacia online, através do site www.delegaciaonline.rs.gov.br, é uma alternativa.
Pode ser registradas ocorrências de perda de objetos ou documentos, acidente de trânsito sem feridos, furto, ofensas, maus-tratos contra animais, perturbação, localização de objetos ou documentos, dano, dano causado por fenômenos da natureza, abigeato, ameaça, desaparecimento de pessoa, localização de pessoa e violação de domicílio. Em todas estas situações não pode ter uso de arma de fogo ou arma branca e agressão física, caso contrário o registro deverá ser feito presencialmente.