Plataforma chinesa censura desenho da Peppa Pig

2015-04-10_190211

De acordo com informações do jornal Global Times, uma plataforma chinesa de internet censurou o desenho animado britânico “Peppa Pig”, além de diversos meios de comunicação estatais do país terem criticado o “vício” do público infantil e a transformação da personagem num ícone “subversivo” da juventude ociosa.
A animação chegou à China em meados dos anos 2015 e se tornou popular devido aos capítulos duplados em mandarim. No país asiático, a febre cresceu no final de 2017 entre um público de jovens adultos. A popularidade é tal que dois parques temáticos Peppa devem abrir em Xangai e Pequim em 2019, no ano do porco. A multiplicação de selfies de internautas – incluindo algumas estrelas – com adesivos da Peppa Pig. Objetos derivados da série, como xícaras, relógios ou roupas, também fizeram sucesso. O Diário do Povo, porta-voz do Partido Comunista no poder, denunciou na semana passado os efeitos perversos de uma “comercialização” de Peppa Pig, que as estrelas da rede mostram até a saciedade.

O caso
Ao menos 30.000 episódios de “Peppa Pig” foram retirados da popular plataforma de vídeo Douyin, e a hastag #PeppaPig foi proibida. De acordo com um documento citado pelo jornal, o desenho da BBC faz parte de uma lista de conteúdos censurados pela Douyin. O Global Times também se referiu ao “vício” das crianças, que leva algumas a “rosnar e pular em poças d’água”.
O jornal também mencionou a disseminação de episódios falsos, memes e paródias de humor negro ou diretamente pornográficas, denunciou o Global Times em janeiro. “A Peppa tornou-se um ícone da subcultura de uma juventude muitas vezes mal educada, sem trabalho estável e ociosa. Ela tomou um rumo subversivo e sua popularidade viral ilustra uma sede de novidade e sátira que pode prejudicar a moral da sociedade”, aponta o Global Times.

Ursinho Pooh já foi censurado na China
Em 2017, depois de uma sequência de memes que compararam a imagem do Ursinho Pooh ao presidente Xi Jinping, o personagem também foi censurado. O regime comunista não admite que o presidente possa ser ridicularizado, ainda que associado a uma figura simpática. Em julho do ano passado, na rede social WeChat, muito utilizada na China, imagens do Ursinho Puff foram apagadas da galeria.