Plantas que trazem harmonia para o jardim

2015-04-10_190211

Mais que beleza, algumas plantas oferecem soluções naturais para a maioria dos problemas que surgem nos jardins

Ao projetarmos um jardim, um dos primeiros aspectos em que pensamos é a estética. Nada mais justificável. Entretanto, é possível selecionar as plantas usando critérios que resultem em harmonia, nos mais variados aspectos, inclusive na convivência benéfica entre as plantas. Isso porque certas plantas, além do valor ornamental, ajudam a prevenir e controlar o ataque de pragas e doenças, pois apresentam propriedades repelentes e até inseticidas.
Cientificamente, comprovou-se que algumas plantas metabolizam substâncias de caráter tóxico para determinados insetos, que podem ser espantados pelo aroma dessas substâncias ou atingidos por elas ao se alimentarem de partes dessas plantas (folhas ou seiva, por exemplo). Incluir no jardim plantas que apresentam essas propriedades pode ser uma forma natural de manter a saúde do jardim, evitando o uso excessivo de produtos químicos, sem esquecer da estética e da harmonia.
Calêndula officinalis – A planta conhecida como calêndula, por exemplo, é uma bela e delicada flor que pode acrescentar um ar campestre ao jardim. Mas não é só isso, suas propriedades medicinais são reconhecidas pela homeopatia e pela fitocosmética que não dispensa seus poderes cicatrizantes e suavizantes da pele.
No jardim, libera um aroma sutil que afugenta certos tipos de formigas.
Allamanda sp – Uma planta muito conhecida, usada como cerca-viva ou trepadeira, a alamanda produz flores vistosas, amarelas ou rosadas que também são utilíssimas no combate aos terríveis pulgões que atacam os jardins. Com suas folhas, podemos produzir uma “calda” poderosa contra estes insetos sugadores, basta fervê-las em pouco de água, deixar esfriar, coar e pulverizar sobre as plantas atacadas.
Gerânios e Tagetes – O gerânio, que costuma decorar jardineiras e bordas de canteiros, além de muito decorativo ajuda a espantar muitos insetos que invadem os jardins.
Esta planta, aliás, é eficiente até contra os nematóides – espécies de vermes que atacam as raízes das plantas, causando deformações e podendo até matá-las. Plantas como os gerânios e os tagetes, mais conhecidos como cravinas ou cravo-de-defunto-, liberam substâncias nematicidas pelas raízes e seus odores característicos ainda espantam pulgões e formigas.

Plantas que fornecem “calda inseticida”
Folhas da alamanda, arruda, flores da camomila, folhas do tomateiro, folhas de coentro e folhas de losna
Como usar: Ferver as partes indicadas, coar e pulverizar as plantas atacadas com a calda. Caso a calda fique muito concentrada, recomenda-se diluir a preparação antes do uso.

Para plantar nas bordas dos canteiros
– Para afastar formigas: hortelã, gerânio, calêndula e gergelim
– Combatem pulgões: gerânio, arruda, cravo-de-defunto ou tagetes
– Têm efeito nematicida: cravo-de-defunto ou tagetes