Planta que auxilia o combate às dores nas articulações

2015-04-10_190211

Uma das plantas mais estudadas pela ciência era usada por maias, incas e índios brasileiros. Esses povos chamavam o seu óleo de “óleo da vida”, pela sua capacidade curativa. Muitas das propriedades da copaíba são atribuídas à ação do do ácido caurenoico, que age como anti-inflamatório, hipotensor, diurético, antimicrobiano e relaxante muscular.
E o óleo extraído da planta é usado para aliviar a inflamação e ajudar a curar pé-de-atleta, feridas, erupções cutâneas, dermatites, eczema e psoríase, além de auxiliar a restaurar a pele danificada e curar pequenas cicatrizes. Ainda, age como como um agente antisséptico, desinfetante e antimicrobiano para uso interno e pode repelar insetos. A copaíba tem mais benefícios, como atuar contra a queda de cabelo e contra a caspa.
Um estudo recente da Universidade Federal do Pará apresentou a eficácia da copaíba na recuperação de pacientes que sofreram algum tipo de derrame cerebral. Chefiada pelo neurocientista Wallace Leal, os pesquisadores provocaram lesões no cérebro de ratos, simulando um AVC (acidente vascular cerebral). E o resultado foi que a copaíba tem um efeito anti-inflamatório e protetor no sistema nervoso central, além de diminuir a lesão pós-AVC.

Como a copaíba age no sistema digestivo:
Recupera o processo digestivo, eliminando as toxinas e facilitando a digestão. Também é usada para tratar úlcera e gastrite e diminuir a formação de gases, além de regular o intestino e combater a prisão de ventre.

Como a copaíba age nos músculos e articulações:
A planta fortalece músculos, tendões e ossos, evitando a osteoporose e também combate as dores musculares na coluna, articulações, artrose e artrite.

Como usar a copaíba e onde comprar
Existem dois tipos de óleo da planta: o de uso externo e o de uso interno.É preciso ter certeza de que o óleo é puro, sem o uso adicional de conservantes e outras substâncias tóxicas, para usá-lo internamente. Se não tiver essa certeza, descarte seu uso interno. Se houver certeza de que o óleo pode ser usado internamente, tome uma gota para cada dez quilos de peso, diluindo em um pouco de água. Normalmente o óleo é encontrado em lojas de produtos naturais, entretanto é preciso pesquisar as procedências, pois há muitas falsificações.